Hospital Municipal Victor de Souza Breves inicia mutirão de cirurgias de vesícula, em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês um mutirão de colecistectomia (cirurgias de vesícula) na cidade. A ação, que acontece duas vezes por semana no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), até agora já atendeu 10 pacientes que estavam na fila de espera. E nesta segunda-feira (21) mais 02 moradores foram submetidos ao procedimento.

Segundo a Diretora Administrativa do HMVSB, Dayana Henrique, cerca de 200 moradores de Mangaratiba aguardam na fila da regulação para receber a cirurgia de vesícula. Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde efetuou a contratação de profissionais especializados para reforçar a equipe do HMVSB, possibilitando assim, que algumas cirurgias pudessem ser feitas na cidade, ajudando na redução da fila.

O Secretário de Saúde de Mangaratiba, Dr. Mair Araújo, exaltou a importância da ação.

“Identificamos o problema e decidimos agilizar a realização deste tipo de procedimento em Mangaratiba. Com o mutirão, são efetuadas em média 3 a 4 cirurgias por semana. A longo prazo a fila será extremamente reduzida. Agradeço a parceria do Deputado Estadual Luiz Claudio Ribeiro, do Prefeito Alan Bombeiro, e do Subsecretário de Saúde Lucas Venito, que uniram forças nessa luta”, declarou o Secretário.

O cirurgião geral responsável, Dr. Eduardo Victorino, afirmou que a ideia do Mutirão é, ainda, reduzir o tempo de espera dos pacientes.

“Queremos diminuir a fila de cirurgias de vesícula o quanto antes para evitar que ocorra alguma complicação médica com os pacientes que estão aguardando. Desta forma, o tempo de espera será reduzido consideravelmente para os demais. Com o mutirão só temos a ganhar. Melhor para o paciente e melhor também para o hospital” afirmou o cirurgião.

Vale destacar que os pacientes já contemplados foram atendidos previamente nas ESFs, realizaram os exames necessários que comprovaram a necessidade do procedimento, e aguardavam na fila de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *