26 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Hospital Estadual da Mulher reúne pacientes em comemoração pelos 15 anos de funcionamento da unidade

No Mês Internacional da Mulher, unidade de alta complexidade localizada na Baixada Fluminense celebra a média de quase 4 mil partos anuais

 

O Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, localizado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, está completando 15 anos de funcionamento no Mês Internacional da Mulher. Nesta segunda-feira (10/3), equipe médica, familiares e beneficiadas do programa Navegação de Pacientes (PNP) tiveram uma programação especial no auditório da unidade, com palestras e debates.

Referência em gestação de alta e média complexidade, o HMulher realizou 3.339 partos, além de 51.419 consultas ambulatoriais encaminhadas pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) em 2024. Este ano, já foram 642 partos e 8.562 consultas.

A coordenadora do programa Navegação de Pacientes (PNP), Sandra Gigoia,  e a  coordenadora do programa Acolhe, Ana Teresa Deirraik Barbosa, foram as palestrantes do evento, que estimulou o empoderamento feminino e a busca por direitos na sociedade, em referência ao Dia Internacional da Mulher comemorado no sábado (8/3).

Um dos mais ativos da unidade, o PNP em apoio ao tratamento do câncer de mama celebrou os bons resultados do projeto, que foi criado para cumprir a Lei nº 12.732, conhecida como a “Lei dos 60 dias”. Hoje, as taxas de cumprimento da lei no HMulher estão acima de 80%.  As unidades do Rio Imagem Centro e Baixada também contam com o serviço, que identifica e elimina as barreiras para que as pacientes possam iniciar o tratamento do câncer.

Já o programa Acolhe, que estimula a prevenção da gravidez na adolescência, teve início no HMulher. Hoje, funciona no Ambulatório Médico de Especialidades Jornalista Susana Naspolini em Ipanema, na Zona Sul do Rio, e realiza cerca de 100 atendimentos diários para a inserção de métodos contraceptivos. Em sua palestra, Ana Teresa destacou a importância dos exames ginecológicos para a prevenção do câncer de colo de útero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *