Guarda Ambiental resgata sete animais silvestres em Japeri

Agentes da Guarda Ambiental de Japeri resgataram sete filhotes de gambás, conhecidos como Saruê , nesta terça – feira (15), no bairro do Citrópolis. Os animais foram encontrados após uma solicitação de resgate feita por um morador da região, que encontrou os gambás após a mãe dos filhotes ter morrido atropelada.
 
Os agentes recolheram os animais silvestres e os levaram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres / IBAMA, em Seropédica, onde receberão os devidos cuidados veterinários até que possam ser devolvidos à natureza em lugares específicos para a soltura, como os parques municipais.
 
O segurança Marcelo Espindola, de 50 anos , contou que o seu cunhado encontrou os filhotes na rua.” Meu cunhado achou os filhotinhos na rua e a mãe já estava morta. Se deixassem , provavelmente seriam mortos também. Agradeço a equipe da Guarda Ambiental que fez o resgate dos animais “, disse.
 
De acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o gambá é um dos animais silvestres mais resgatados pela Guarda Ambiental na cidade. “A fêmea pode se reproduzir até três vezes durante o ano, com isso, há grande quantidade da espécie nas cidades, sendo muito comum encontrá-los em áreas urbanas. Além disso, os animais são encontrados no período de setembro a dezembro e que com o forte calor,  os animais procuram abrigo e comidas nas residências. Explicou o guarda ambiental Thiago Monteiro.
Segundo ele,  caso haja o contato com algum desses animais , as pessoas poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para que sejam  resgatados, já que eles podem transmitir doenças como a leptospirose, verminoses e raiva.
 
Já o Analista Ambiental do Centro de Triagem de Animais Silvestres / IBAMA, André Oliveira, falou sobre como é feita a avaliação veterinária nos animais resgatados. ” Os agentes capturaram o animal que, logo em seguida, foram trazidos para cá e suas condições físicas são avaliadas pela equipe de veterinários. Eles ficam no período de aproximadamente 30 dias e caso não apresentem nenhum tipo de ferimento, o animal é reintegrado à unidade de conservação mais próxima”, declarou.
Dentre as espécies resgatadas pelo grupamento  estão gambás, iguanas, pássaros diversos e até cobras.Quando são peçonhentas, as cobras são encaminhadas para institutos especializados e, quando não possuem veneno, voltam para seu habitat natural.
 
Os agentes podem ser acionados através do telefone 2196547-7815.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *