Governo do Estado reinaugura unidade França Filho do Abrigo Cristo Redentor, exclusiva para idosas assistidas
Equipamento conta com enfermarias, sala de TV e refeitório próprio
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, reinaugurou, nesta segunda-feira (04), a unidade França Filho do Abrigo Cristo Redentor, ala exclusiva para idosas assistidas com nível dois de dependência, que corresponde a pessoas que precisam de auxílio para até três atividades cotidianas básicas, como alimentação, higiene e mobilidade.
O equipamento conta com oito novos dormitórios, com capacidade para três a seis leitos hospitalares em cada um, uma sala de TV e um refeitório exclusivo. A ala reformada foi adaptada para o público e conta ainda com barras de apoio, corredores e portas amplas para passagem de cadeiras de rodas.
O evento foi prestigiado pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, pelo subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Felippe Souza, pela superintendente de Proteção Social Especial, Letícia Guimarães, e pela diretora do Abrigo Cristo Redentor, Nádia Pinto.
– Quero parabenizar o trabalho de vocês, a sensibilidade, a dedicação e sobretudo o amor, que infelizmente, no mundo, está se esfriando, mas aqui no Abrigo Cristo Redentor ainda existe muito amor. É uma honra poder estar aqui dialogando, trabalhando, sonhando e, acima de tudo, entregando. A palavra-chave do Governo do Estado do Rio de Janeiro é essa: entrega – afirmou a secretária Rosangela Gomes, no discurso de inauguração após a reforma do equipamento.
Abrigo Cristo Redentor
O Abrigo Cristo Redentor funciona há 87 anos e tem hoje 200 residentes. Localizado em Higienópolis, bairro da zona norte do Rio, é classificado pela política de assistência social como um Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, destinado ao acolhimento institucional.
A metodologia de trabalho passa por um atendimento multidisciplinar, com diversas atividades em um centro adaptado especialmente para os idosos, onde há atendimento médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pedagogo e de assistência social. Essa estrutura e parcerias permitem oferecer aos mais velhos proteção, garantia de direitos e um envelhecimento saudável.