27 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo do Estado reforça segurança no primeiro dia de desfiles da Série Ouro no Sambódromo

Bombeiros especializados atuam na Sapucaí para monitoramento de carros alegóricos e atendimento a emergências

O Governo do Estado implementou um esquema especial de segurança no primeiro dia de desfiles da Série Ouro, na noite de sexta-feira (28/02) e madrugada de sábado (1º/03), na Marquês de Sapucaí. Com 500 bombeiros militares distribuídos em quatro frentes de atuação, a operação garantiu atendimento a emergências, prevenção contra incêndios e monitoramento de carros alegóricos. Onze viaturas foram posicionadas em pontos estratégicos, incluindo ambulâncias, viaturas de resgate e unidades de combate a incêndio.
– O Carnaval do Rio é um dos maiores eventos do mundo e exige uma operação robusta para garantir a segurança de todos. O Corpo de Bombeiros está atuando de forma preventiva e estratégica para que foliões, trabalhadores e integrantes das escolas de samba aproveitem a festa com tranquilidade – afirmou o governador Cláudio Castro.
Segurança reforçada nos carros alegóricos
Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros acompanhou o deslocamento de carros alegóricos com estruturas mais complexas, realizando uma avaliação de risco para cada veículo. Militares especializados em salvamento em altura foram acionados para monitorar de perto essas alegorias, utilizando equipamentos como cordas semi-estáticas e cintos de paraquedista para garantir um resgate seguro, caso necessário. Além disso, equipes de combate a incêndio permaneceram atentas a qualquer risco na avenida.
Bombeiros atuam em ocorrências
Os bombeiros militares atuaram em cerca de 10 ocorrências, entre mal súbito, salvamento de pessoas presas em elevadores e em uma queda de balão. O artefato caiu na arquibancada do setor 11 da Sapucaí no momento em que a União da Ilha, última escola da Série Ouro a desfilar, passava pela Avenida. Como a arquibancada estava vazia, ninguém se feriu. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Polícia Militar usa tecnologia para monitoramento
A Polícia Militar reforçou a segurança no Sambódromo com videomonitoramento por reconhecimento facial, seis torres de observação e 51 viaturas posicionadas dentro e no entorno da Sapucaí. Drones e unidades especializadas do Batalhão de Choque também foram mobilizados para patrulhar a região e garantir uma resposta rápida a qualquer ocorrência.
Além da Sapucaí, a atuação da PM se estendeu aos megablocos da cidade, como o Bloco das Carmelitas, em Santa Teresa, e o Bloco Senta Que Eu Empurro, no Largo do Machado, ambos com policiamento reforçado para garantir a segurança dos foliões.
Lei Seca intensifica fiscalização e conscientização
A Operação Lei Seca esteve presente no Sambódromo com ações de fiscalização e conscientização para garantir a segurança do evento. Todos os motoristas de carros alegóricos e veículos que circularam na avenida passaram pelo teste do bafômetro, conforme recomendação do Ministério Público. Além disso, dois pontos fixos nos setores 9 e 2 ofereceram testes voluntários para os foliões, permitindo que conhecessem os efeitos do álcool na direção e os diferentes níveis de penalidade.
– A presença da Lei Seca no Sambódromo tem um papel fundamental não só na fiscalização, mas também na educação dos foliões. Queremos mostrar, de forma prática, como o consumo de álcool pode impactar a segurança no trânsito e também no dia a dia – ressaltou a tenente-coronel Patrícia Monteiro.
 
Campanha “Não é Não” reforça combate ao assédio no Carnaval
A campanha “Não é Não! Respeite a Decisão”, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, abriu os desfiles da Série Ouro na Sapucaí. A iniciativa, lançada pelo governador Cláudio Castro, tem como objetivo combater o assédio e a importunação sexual, informando as mulheres sobre os canais de denúncia, como a Central 190 da Polícia Militar e o aplicativo Rede Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *