25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo do Estado entrega Cartão Recomeçar para São João de Meriti Investimento no município chega a mais de 4 milhões de reais

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entregou, nesta sexta-feira (14/06), 1.036 unidades do Cartão Recomeçar para São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Com esse novo lote, a cidade totaliza 1.337 benefícios recebidos, representando um investimento de mais de R$ 4 milhões no município em 2024.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, participou da distribuição para as famílias vítimas da chuva deste ano e destacou que mais beneficiários serão contemplados em outros municípios.

–  Com essa entrega para São João de Meriti finalizamos a sexta fase do Recomeçar em 2024. Mas, ainda iremos entregar mais cartões. A expectativa é que nas próximas semanas outras cidades sejam contempladas, beneficiando cerca de 18 mil famílias. Não é um dia de festa, mas de superação. Viva a Baixada Fluminense! – destacou a secretária.

A Prefeitura de São João de Meriti organizou a distribuição dos cartões na Escola Municipal Graça Grijó, no bairro Vilar dos Teles, atendendo nesta sexta-feira, 300 pessoas da letra A até a E.  Na próxima semana, a distribuição começa na terça-feira (18/06), no Centro Cultural Meritiense, em frente à sede da Prefeitura, e serão atendidos beneficiários com as demais letras do alfabeto. A previsão é finalizar esse processo no dia 21/06.

Novos sonhos com o benefício

Grávida de cinco meses, Larissa Ribeiro de Souza, de 23 anos, mora no bairro Coelho da Rocha, e já sabe o que comprar com o Recomeçar.

–  Meu marido e nosso cachorro chegaram a ficar presos durante a chuva em casa porque tinha um fio desencapado. Mas conseguimos desligar a energia e salvar os dois. Perdi muita coisa, cama, móveis…meu lar. Essa ajuda vai ser muito bem vinda, principalmente agora que estou grávida. A primeira coisa que vou comprar é uma cama para mim e minha bebê – disse Larissa.

Foram beneficiadas com o Cartão Recomeçar em 2024 as cidades de Nova Iguaçu, São João Meriti, Angra dos Reis, Miguel Pereira, Aperibé, Belford Roxo, Cambuci, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaperuna, Japeri, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Valença, Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro e Queimados. Ao todo, 26.666 cartões foram entregues.

 O Cartão Recomeçar

O Cartão Recomeçar, no valor de R$ 3 mil, auxilia a população em vulnerabilidade social a superar os prejuízos das chuvas. Pago em parcela única, como cartão de débito, pode ser usado para compra de material de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis.

Para que o Estado forneça o benefício, o município precisa decretar calamidade pública ou emergência nível II ou III. A família deve estar inscrita no Cadastro Único e ter renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos à época do ocorrido, além da comprovação de que o imóvel foi atingido e/ou os móveis danificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *