14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo do Estado amplia trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher na Região dos Lagos e Noroeste do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Mulher de Búzios e de Assistência Social de Campos dos Goytacazes, inaugura na próxima quinta-feira (04),  três Centros de Referência do Programa Empoderadas, um em Búzios e dois em Campos dos Goytacazes. Os espaços oferecerão acesso gratuito a cursos profissionalizantes, aulas de técnicas de leitura corporal para desvencilhamento e toda a rede de apoio composta por advogadas, assistentes sociais e psicólogas. O objetivo é ampliar a atuação de combate e enfrentamento à violência contra a mulher nestas regiões.

– É importante que as mulheres do nosso estado saibam que não estão sozinhas. Nos Centros de Referência, as moradoras destas regiões poderão contar com suporte de uma equipe multidisciplinar. Além da agressão física, existem outros tipos de violência, como a psicológica, sexual, patrimonial e moral. É fundamental que a mulher possa identificar cada uma delas para saber como agir – explicou Érica Paes, superintendente do Programa Empoderadas e especialista em segurança feminina.

Além de combater e prevenir a violência, o Empoderadas ajuda a mulher a conquistar a independência financeira por meio dos cursos de capacitação profissional que tem formado centenas de alunas em todo o estado. A secretária da Mulher de Búzios destacou a relevância do trabalho do Empoderadas na promoção da igualdade de gênero e na segurança da população feminina.

– O Programa é mais um passo importante na luta contra a violência de gênero em Búzios. Estamos oferecendo ferramentas para que as mulheres possam se sentir seguras e capacitadas para buscar novas oportunidades”, afirmou Daniele Guimarães.

Já a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Campos dos Goytacazes, Layla Tavares, destacou a importância de implantar mais dois polos na cidade, que já possui um.

– A inauguração de mais dois polos do programa em nossa cidade é um marco significativo. Essa expansão representa um compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar de todas, ampliando o alcance e a eficácia das ações de enfrentamento à violência e de promoção da igualdade de gênero – disse a subsecretária Layla Tavares.
Inauguração com apresentação de técnicas e inscrições para os cursos

Nas inaugurações, professoras especialistas em diferentes artes marciais farão apresentação de técnicas ensinadas as alunas durante as aulas, no tatame.

Atualmente, o Empoderadas conta com 60 polos no estado do Rio de Janeiro. E oferece cursos de capacitação de panificação, cabeleireira, maquiadora, entre outras profissões. As mulheres que desejarem poderão fazer a inscrição para participar das aulas durante as inaugurações.

Ou ainda em um dos pólos do Empoderadas.



Búzios
Centro de Referência do Programa Empoderadas
Inauguração data: 04/07
Endereço: Rua Melancieira, 30 – Geribá. Búzios.
Horário: 10h

Campos dos Goytacazes
Centro de Referência do Programa Empoderadas II
Inauguração data: 04/07
Endereço: Av. Campista, 311 – Parque Guarus
Horário: 15h

Centro de Referência do Programa Empoderadas III
Inauguração data: 04/07
Endereço: Rua G – Travessão Loteamento São Francisco – S/N, Parque das Amendoeiras
Horário: 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *