Gated retira construção em fase inicial em área pública de Inoã, em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), realizou nesta sexta-feira (27/10) uma ação para retirar uma construção irregular de uma área pública no loteamento Vale da Esperança, em Inoã. O terreno de 6.593,30 metros quadrados fica entre as ruas das Pitangueiras e dos Cajueiros, onde a equipe demoliu um muro, as fundações e uma cerca que haviam sido erguidos no local, que pertence à municipalidade. A Secretaria de Defesa Civil está avaliando o risco geológico do terreno, por onde passa um pequeno córrego.

Além da Defesa Civil, participaram da ação as secretarias de Urbanismo, de Habitação e Assentamentos Humanos, de Assistência Social e de Trânsito e Engenharia Viária, além de equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Outros sete imóveis foram encontrados e receberam a visita de agentes da Habitação e da Assistência Social, que cadastraram e vão avaliar a situação de cada uma das famílias. O governo pretende utilizar os terrenos para instalar um equipamento de utilidade pública.

Gated

Esta foi a 49ª ação executada em 2023 pelo Gated, que realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para executar com eficácia as operações. Entre os bairros visitados estão: Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.

O órgão municipal é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pelas autarquias Somar e Codemar. As denúncias de irregularidades podem ser enviadas por meio dos telefones (21) 3731-9777 (núcleo Centro), 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu) ou 2253-1177 (Disque Denúncia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *