Fundado no Rio, Partido Direita Brasil começa a recolher assinaturas para aprovar legenda junto ao TSE
Enquanto o número de partidos no Brasil encolhe com as recentes fusões ou federações, como as firmadas entre PSDB e Podemos ou União Brasil e PP, um grupo nascido no Rio de Janeiro, berço político do ex-presidente Jair Bolsonaro, pretende ir na contramão desta redução. Ele acaba de conseguir no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização para recolher assinaturas para fundar um novo partido, o Direita Brasil, que, já no nome, diz ao que veio: reunir todos os eleitores que se identificam com as bandeiras apregoadas por esse espectro político e que não se identificam com as opções de centro-direita.
Articulado em março, o Direita Brasil já começou a recolher as 547.043 assinaturas de apoio para apresentar ao TSE e fundar a legenda. Também investe em uma campanha de financiamento popular na internet. Simpatizantes à ideia de criar um novo Brasil, com políticas voltadas para o crescimento econômico, estabilidade e ordem social, podem acessar o site https://partidodireitabrasil.org para imprimir a ficha de apoio, que deve ser preenchida corretamente e postada nos Correios.
Para facilitar o processo, o Direita Brasil sugere que eleitores com mais disponibilidade sejam responsáveis, em suas regiões, por serem facilitadores, recolhendo as assinaturas e se responsabilizando por enviá-las, juntas, ao TSE. Embora o prazo para que todo o processo de coleta seja de dois anos, o Direita Brasil pretende ainda este ano alcançar o número necessário, já de olho nas eleições para governador nos estados, em 2026.
À frente da iniciativa, está o empresário Marco Antonio Ramos, que fez carreira política no interior do Rio, onde já foi vereador, secretário de Meio Ambiente e presidente da Câmara Municipal de Iguaba Grande, um dos municípios que compõem a turística Região dos Lagos. Ele também se destaca por incentivar políticas públicas para a juventude, sendo Sênior Demolay , como são chamados, a partir dos 21 anos, os integrante da Ordem DeMolay, grupo ligado à maçonaria que tem como premissa auxiliar os jovens em suas necessidades básicas e educacionais e servir como exemplo moral.
– Nossa ideia é reunir de fato eleitores de Direita, que estão insatisfeitos com os partidos existentes. Embora nascido no Rio, nosso objetivo mais imediato é lançar candidatos a governador nos estados. Em âmbito nacional, queremos crescer e sermos reconhecidos em todo o território como um partido de Direita. Queremos abraçar todos que se identificam com nossas pautas, sem discriminações – diz Marco Antonio.
O Direita Brasil tem entre seu principais objetivos:
– Defender a Pátria e a soberania nacional
– Privatizar estatais ineficientes, simplificar o sistema tributário, combater a corrupção e garantir o direito à propriedade privada
– Defesa dos valores tradicionais da família, não ao aborto.
– Tolerância zero à criminalidade, com penas endurecimento das leis penais
– Liberdade de pensamento individual, respeitando limites legais e de razoabilidade
– Combate à discriminação religiosa
– Incentivo ao ensino técnico e profissionalizante
– Apoio ao agronegócio, com investimento em novas tecnologias e logística, com construção de estradas, ferrovias, portos e armazéns