20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Fiscalização da Águas do Rio encontra cerca de 100 ligações irregulares em adutora de São Gonçalo

Antes de desconectar “gatos”, concessionária regulariza abastecimento e inclui moradores na tarifa social

Em torno de quatro milhões de litros de água eram desviados diariamente por aproximadamente 100 conexões irregulares em uma das adutoras que compõem o sistema de distribuição de água Imunana-Laranjal, em São Gonçalo. A quantidade desviada pelos “gatos”, que foram encontrados durante ação de fiscalização no Morro do Querosene, no bairro Mutuapira, é suficiente para abastecer 30 mil pessoas. A situação foi revertida e o abastecimento foi totalmente formalizado.

Segundo Pedro Freitas, diretor-superintendente da Águas do Rio, com atuação na região, os problemas históricos no local levaram moradores da comunidade a buscarem alternativas, nem sempre de acordo com a legislação, para ter água em casa.

“No passado, quando o fornecimento era precário, as pessoas tinham que dar um jeito. Com a entrada da Águas do Rio, estamos gradativamente regularizando o abastecimento em São Gonçalo. Além disso, realizamos uma ação para a inclusão das pessoas na tarifa social, permitindo que elas tenham acesso a uma água de qualidade com preço acessível”, disse Freitas.

Além de fragilizar a estrutura da adutora e torná-la mais suscetível a rompimentos, as ligações irregulares prejudicam todo o sistema de distribuição da região. Os desvios de água e os vazamentos causados pelas conexões clandestinas impactavam o fornecimento de 22 bairros no entorno, que passarão a ter um melhor abastecimento.

Antes de desconectar os “gatos”, funcionários da concessionária realizaram visitas presenciais para regularizar o cadastro de moradores do Querosene. Na ação, além da inclusão dos novos clientes na Tarifa Social, houve uma checagem nas redes e hidrômetros foram instalados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *