21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Firjan: produção industrial fluminense encerra 2023 acima da média nacional, mas crescimento não é disseminado entre os setores

Após o resultado da produção industrial divulgado nesta quinta-feira, dia 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Firjan pontua que, apesar do desempenho positivo da produção industrial fluminense, o ambiente de juros elevados representou um entrave para o crescimento disseminado entre os diversos setores.

 

De acordo com os dados, a produção da indústria do estado do Rio de Janeiro encerrou 2023 acima da média nacional (+0,2%), registrando um crescimento de 4,5% em comparação com 2022. Os segmentos relacionados à cadeia de óleo, incluindo a indústria extrativa (+8,5%) e derivados de petróleo (+11,2%), foram os principais impulsionadores do crescimento da indústria fluminense em 2023. Além disso, as atividades relacionadas à cadeia da construção civil (+16,1%) também se destacaram.

 

Já a indústria de transformação ficou praticamente estagnada (+0,1%), com 64% de seus ramos apresentando retração em 2023. Nesse cenário, a Firjan ressalta que é crucial que as metas fiscais estabelecidas sejam cumpridas a fim de reduzir a percepção de risco e permitir cortes mais intensos na taxa básica de juros.

 

No entanto, é importante ressaltar que o alcance das metas deve priorizar a contenção de despesas, em detrimento de medidas que onerem o setor produtivo. Uma política fiscal responsável e atenta aos desafios do setor não apenas promoverá ganhos de competitividade, mas também abrirá espaço para novos investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *