Fiocruz apoia evento preparatório para a 3º Jornada Científica Favelades Universitáries

Pesquisadores e estudantes de favelas se reúnem, neste sábado (18/5), no encontro Sonhos Periféricos, um evento preparatório para 3ª Jornada Científica Favelades Universitáries. A  atividade ocorre das 10h às 14h, na Nave do Conhecimento Engenhão, na zona Norte do Rio de Janeiro. O evento é uma realização do Fórum Favela Universidade, do projeto Tecendo diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior, da Fiocruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Nave do Conhecimento e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura. No dia, ocorrerão debates sobre o acesso da juventude periférica ao ensino superior e seu direito ao sonho. Será exibido o documentário Nunca me Sonharam e a exposição AMARÉSONHAR será inaugurada.

Os sonhos são e sempre foram combustíveis eficientes para as gerações, atuais e passadas, sobretudo para os das periferias. Enquanto uma parcela da sociedade brasileira é educada, desde a infância, a cultivar sonhos, projetos de vida e seguir seus objetivos sem medo de errar, uma outra parcela – a maior delas – é obrigada, por questões históricas, sociais, econômicas e políticas, a viver para sobreviver – e pensar que sonhos afastam da realidade. Essa discrepância no direito ao sonho, ao desejo e ao acesso às oportunidades é o mote do encontro Sonhos Periféricos.

O evento conta com exibição do filme Nunca me sonharam e debate com Elizabeth Campos, da Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente justo, Democrático e Sustentável (Espaço Casa Viva/RedeCCAP), e Vanessa Américo, psicóloga e artista, integrante do Curso Pré-Vestibular do O Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Participantes também poderão conhecer em primeira mão a exposição AMERÉSONHAR, composta por uma pipa e uma rabiola com 60 tiras de papel respondidas a mão por moradores da Maré. Dez sonhos de moradores foram selecionados e transformados em pinturas feitas à tinta óleo.

As inscrições estão disponíveis até o encerramento das vagas.

Sonhos Periféricos
Data: 18 de maio (sábado);
Horário: 10h às 14h;
Local: Nave do Conhecimento, Engenhão;
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro.

Programação: 
10h às 10h30 – Café da Manhã e credenciamento;
10h30 às 12h – Exibição do Filme;
12h às 12h30 – Intervalo;
12h30 às 13h – Debate;
13h às 13h30 – Microfones abertos;
13h30 às 14h – Informes e considerações finais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *