Fiéis de Angra celebram Corpus Christi

A comunidade católica de Angra dos Reis celebrou nesta quinta-feira (30) o Corpus Christi, festejo religioso que homenageia o mistério da Eucaristia e o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Como manda a tradição, foram confeccionados os famosos tapetes pelas ruas da cidade, além de a data também ter contado com missas e procissões, em diversos bairros.

No Centro, a Rua do Comércio foi fechada bem cedo para a produção dos tapetes. Os fiéis usaram a criatividade para reproduzirem imagens sagradas, flores e símbolos religiosos utilizando pó de serragem colorido, cal, pó de café reutilizado, sal grosso e outros produtos. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, apoiou a ação.

– Cada pessoa trouxe um desenho para ficar bonito, e a catequese está toda envolvida. Todo ano eu venho. Sou católica e catequista, então, incentivo os meus catequistas a virem. É tradição de família. Aprendi com a minha avó e foi passando de geração em geração – contou a balconista Elaine Cristina Teixeira, enquanto ajudava a enfeitar a Rua do Comércio.

A programação festiva, no Centro, contou com uma missa às 7h e terminou com missa festiva na igreja Matriz e procissão pelas principais ruas da região, no final da tarde.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

– A solenidade de Corpus Christi e os tapetes, se você for observar, tem todos os elementos da igreja, para dizer que Jesus, nos lugares em que pisa, cria unidade, amor, relações e fraternidade. Esse é o grande objetivo da festa: anunciar aquilo que nós temos por maior riqueza, que é Jesus – explicou Frei João Paulo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *