Feira de adoção de cães e gatos consegue lar para 12 animais, em Maricá

Ação da Secretaria de Proteção Animal acontece uma vez por mês  no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal, promoveu neste domingo (16/09) mais uma edição da campanha de doação de cães e gatos no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro. Ao todo, 12 animais foram adotados, sendo seis cães e seis gatos.

“Essas feiras são de suma importância para o nosso município e os nossos animais. É muito bom ver pessoas acolhendo os animais disponibilizados e dando oportunidade para eles terem uma família”, comentou o secretário de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

A feira acontece sempre no terceiro domingo de cada mês com  o objetivo de encontrar um novo lar para animais resgatados das ruas e disponibilizados para adoção. A iniciativa é realizada em conjunto com protetores do município, voluntários que resgatam e abrigam os animais até o momento da adoção.

A jovem Joice Oliveira levou cinco gatos para serem adotados na feira e elogiou a iniciativa. “Hoje tive a oportunidade de trazer cinco gatos para serem adotados nessa linda feira. Aqui notamos o quanto que a prefeitura está engajada com a causa animal”, disse.

Antes de serem doados, os animais passam por processo de aplicação de vermífugo e os adultos são castrados. A quem adotar, a Secretaria ainda oferece a esterilização de filhotes a partir dos seis meses de idade.

Campanha on-line

A campanha de doação é disponibilizada on-line pelas redes sociais da secretaria (Instagram, Facebook ou WhatsApp). Interessados em adotar um “amigo com pelos” podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @secpa.marica ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h.

Pagamento do programa “Mumbucão”

A Prefeitura de Maricá efetuou, no dia 13/09, o primeiro pagamento a 95 protetores de animais e adotantes inscritos no programa “Mumbucão”, que utiliza a moeda social como um auxílio financeiro para compra medicamentos, vacinas e ração para os animais resgatados das ruas e adotados. Com a iniciativa da Secretaria de Proteção Animal de Maricá, 1.118 animais, entre cães e gatos, serão beneficiados, sendo 552 de pequeno porte, 472 de médio porte e 94 de grande porte.

O valor é de 70 mumbucas (equivalente a 70 reais) para animal de pequeno porte; 100 mumbucas (100 reais) para os de médio porte; e 130 mumbucas (130 reais) para os de grande porte. O valor é limitado a 1.300 mumbucas e 10 animais por pessoa, pago por até um ano.

Assistência aos animais de rua

Para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos). A busca ativa pelos animais doentes é feita pela equipe técnica da Coordenadoria, mas qualquer cidadão de Maricá poderá ajudar os animais de rua solicitando a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334. Os profissionais vão até o local para constatar as necessidades de saúde do animal, acolher e dar o atendimento veterinário necessário. Após a recuperação, o animal será inserido no programa de adoção. No caso de constatação de abandono de cães ou gatos, o dono poderá ser identificado e denunciado por maus-tratos.

Proteção Animal

A Secretaria de Proteção Animal (Secpa) desenvolve diversas ações e políticas públicas para proporcionar o bem-estar e a proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *