22 de setembro de 2026
EducaçãoNotíciasNotícias 24hsRio-Estado

Faetec e Cisco abrem inscrições para curso on-line gratuito de segurança digital

Capacitação  vai até o dia 4 de outubro, é on-line e não exige conhecimento prévio de informática
Estão abertas as vagas para o curso de Introdução à Segurança Digital, oferecido pela Cisco em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). As aulas já começaram e terminam no dia 4 de outubro, de forma totalmente on-line e gratuita. Para participar, os interessados não precisam ser alunos da rede e podem se inscrever preenchendo o formulário até o último dia da capacitação (04/10), mas devem concluir todas as atividades obrigatórias até esta mesma data. A proposta é ensinar, de forma prática, como reconhecer situações de risco e adotar cuidados para navegar na internet com mais segurança.
Durante as aulas, os participantes vão aprender medidas importantes para proteger computadores, celulares e dados pessoais, além de práticas fundamentais,  como identificar possíveis ameaças, alterar códigos PIN do Windows e manter o roteador atualizado. Também serão abordados temas relacionados ao uso seguro da internet, incluindo privacidade, identificação de informações falsas, dark web, deepfakes e desinformação.
O curso, que tem duração de 6 horas, conta com exercícios interativos, vídeo, dicas e segue de forma totalmente independente, podendo estudar pelo notebook ou celular, sem precisar se preocupar com horários fixos de videochamadas, permitindo que cada aluno crie sua própria rotina de estudos.
Para conseguir o certificado internacional, é necessário concluir os módulos, questionários, pesquisa de conclusão de curso e o exame final, atingindo a nota mínima exigida pela parceria. Os estudantes que cumprirem todos os requisitos estarão automaticamente aptos para a fase de seleção (realizada pela própria CISCO),  proporcionando oportunidades de estágio ou emprego no setor.
Os participantes terão acesso a materiais didáticos e suporte por meio de um canal no Telegram. As inscrições devem ser realizadas diretamente no site oficial da Cisco https://www.netacad.com/pt/courses/digital-safety-security?courseLang=pt-PT&instance_id=1efdf460-189c-4d64-8c6c-15c82fbbbfa1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *