14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Exposição Lab Corpo BXD no Complexo Cultural Nova Iguaçu

3 de julho de 2024 – O Complexo Cultural Nova Iguaçu recebe a exposição “Lab Corpo BXD” a partir do dia 5 de julho. A mostra, resultado da residência artística Lab Corpo na Baixada Fluminense, estará aberta ao público até o dia 5 de agosto, das 9h às 17h, de segunda a sexta.

O Lab Corpo: Residência Artística na Baixada Fluminense proporcionou aos artistas residentes uma imersão criativa no Golmeia Galpão Criativo, em Duque de Caxias, durante junho. A iniciativa atraiu mais de 100 inscritos e ofereceu 12 bolsas de R$ 600 para artistas de baixa renda de comunidades PCD, trans, negra, indígena e quilombola, garantindo acessibilidade e diversidade na participação.

Os participantes desenvolveram pesquisas e processos criativos inovadores, explorando diversas linguagens artísticas como dança, teatro, música e artes visuais, com o corpo como protagonista. O Lab Corpo combina arte e educação, promovendo ações performáticas que tratam o corpo como uma tecnologia sensível.

Segundo Marcos Moraes, um dos idealizadores do projeto, “a iniciativa é uma plataforma de transformação social, onde artistas periféricos podem explorar sua criatividade, romper barreiras e reivindicar seu espaço na cena cultural”. O projeto visa empoderar e incluir, gerando impacto positivo nas comunidades locais.

Desde 2014, o Coletivo Corpo em Foco, liderado por Vitória Pedro e Marcos Moraes, vem promovendo inovação na arte da performance, com foco na arte-educação, democratização do acesso e uma perspectiva decolonial.

 

Sobre os Idealizadores:

– Vitória Pedro: Multiartista, produtora cultural, arte-educadora e pesquisadora, graduada em Dança pela UFRJ.

– Marcos Moraes: Multiartista, produtor, arte-educador e terapeuta do corpo em movimento, técnico em Dança pela FAETEC-RJ e licenciando em Dança pela UFRJ.

A exposição “Lab Corpo BXD” celebra a arte e a diversidade da Baixada Fluminense, promovendo inclusão e transformação social através da arte. Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *