Estação de Tratamento de Água de Cordeiro tem sistema de filtragem revitalizado

Águas do Rio realiza obras na ETA responsável pelo abastecimento de cidades da região Serrana

Uma complexa operação na Estação de Tratamento de Água de Cordeiro, que também abastece o distrito de Cantagalo, foi realizada pela Águas do Rio com o objetivo de ampliar a segurança operacional da ETA e melhorar o fornecimento de água para a população. A concessionária trocou todo o sistema de filtragem da unidade, o que acarretou o aumento da vazão média da estação, permitindo que ela permaneça operando por mais tempo e com menos interrupções para realizar a limpeza.

A iniciativa faz parte do programa de melhoria contínua da concessionária, que vem recuperando as estruturas desde que iniciou as operações em todo estado. Ainda este ano na ETA, está prevista a reforma geral da unidade, onde a concessionária atuará principalmente no sistema de tratamento do lodo, floculadores e decantadores.

Neste primeiro momento, o trabalho foi executado por uma equipe especializada e feito por etapas: apenas um filtro parado por dia, durante os quatro dias do serviço. A ação consistiu na troca dos elementos responsáveis por filtrar a água, formado por pedras de diversos tamanhos e areia. O abastecimento não precisou ser suspenso em nenhum momento da intervenção.

Além de manter a produção somente em vazão reduzida, o setor de distribuição de água também elaborou uma estratégia para manter os reservatórios das duas cidades sempre cheios. Coordenador Operacional da Águas do Rio, Wesley Motta, explicou: “Foi montado um esquema de trabalho para que as equipes se revezassem, sem parar a operação da unidade. Foi um desafio, mas conseguimos concluir o trabalho”, destacou Motta.

De forma preventiva, a concessionária comunicou os moradores abastecidos pela ETA Cordeiro, que também é responsável pelo fornecimento para o distrito sede de Cantagalo. “Recebemos comunicado que seria feito um serviço, que poderia impactar no abastecimento. Na associação também ouviram passar um carro de som, mas não percebemos diferença no fornecimento”, comentou a líder comunitária Denise Araújo, moradora de Cantagalo.

Recuperação do sistema de abastecimento

Ainda na região Serrana, a Águas do Rio já iniciou as obras de melhorias na Unidade de Tratamento de Água em São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo. A unidade será completamente revitalizada, com a recuperação da infraestrutura predial e elétrica e do reservatório com capacidade para armazenar 25 mil litros de água, que estava desativado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *