Especulado no Real Madrid, Mbappé disse que permaneceria no PSG: ‘estou muito feliz’
Dia 13 de junho, dez dias após a sua última partida na temporada passada pelo PSG. Em meio ao início de diversas especulações sobre seu futuro, Kylian Mbappé foi às redes sociais desmentir uma publicação do jornal francês Le Parisien, que afirmara que o jogador “quer jogar no Real” a partir desta janela de transferência.
“MENTIRAS. Ao mesmo tempo, quanto maior, mais passa. Já disse que continuarei na próxima temporada no PSG onde estou muito feliz”, publicou o francês na ocasião.
Dali em diante, foram apenas mais cinco publicações: uma celebrando a escolha do seu compatriota Victor Wembanyama como número um do draft da NBA, pelos San Antonio Spurs; duas sobre a onda de violência que atingiu a França (depois que um jovem morreu após ser baleado por um policial); um retweet de um post de Giannis Antetokounmpo (que, em tom de brincadeira, se oferecia para jogar no Al-Hilal, afirmando ser parecido fisicamente com o francês), e uma mensagem de despedida ao goleiro Buffon, que havia anunciado a aposentadoria.
A novela Mbappé sofreu uma reviravolta nos últimos dias. Quando tudo indicava que o francês continuaria pelo menos mais uma temporada no Paris Saint-Germain, o jornal espanhol VozPópuli informou que o Real Madrid está prestes a assinar com o jogador de 24 anos. Inclusive, o anúncio oficial pode ser realizado ainda nesta quarta-feira.
Qual vai ser o salário de Kylian Mbappé no Real Madrid?
De acordo com o portal, Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, teria tomado as rédeas das negociações para contratar uma das grandes estrelas do futebol. Os valores da negociação não foram revelados, mas o time merengue deve pagar uma quantia significativa por Mbappé, que deve receber um saláro de pelo menos 50 milhões de euros por temporada.
O jornal espanhol também indica que o Paris Saint-Germain está disposto a aceitar uma redução nos valores de Mbappé. Isso porque o presidente Nasser Al-Khelaifi espera fechar a contratação de Kolo Muani para substituí-lo e quer evitar o risco de violar o Fair Play Financeiro da UEFA.
A saída inesperada de Karim Benzema para a Arábia Saudita e a lesão de Vinicius Júnior obrigaram a uma mudança de planos na diretoria do Real Madrid, que não esperava contratar mais alguém ainda nesta janela de transferência.
Por que Mbappé quer sair do Paris Saint-Germain?
Em junho deste ano, Mbappé disse ao PSG que não pretendia renovar com o clube, onde possui um vínculo até o meio do ano que vem, mas deseja permanecer em Paris até o fim do contrato. Caso o atacante não fosse negociado ainda nesta janela, ele já poderia assinar um pré-contrato com qualquer outro time em janeiro e deixar o clube de graça.
O PSG, portanto, deu um ultimato a Mbappé e disse que o jogador teria que escolher uma das duas opções: renovar ou aceitar uma transferência nesta janela. O francês, no entanto, não fez sua escolha e se reapresentou normalmente para começar a pré-temporada na equipe. Situação que irritou os dirigentes do clube francês.
O PSG, convicto de que Mbappé tem um acordo para assinar pelo Real Madrid a custo zero em junho de 2024 e que, por chegar de graça, levaria ainda um bônus, vetou a presença do craque da pré-temporada no Japão. O atacante também aproveita esse último ano de contrato para usufruir do alto salário que recebe em Paris — segundo o jornal L’Équipe, o francês ganha cerca de 72 milhões de euros (R$ 388 milhões) por temporada.
Para piorar a história, segundo a imprensa europeia, o Paris Saint-Germain precisou desembolsar 40 milhões de euros (cerca de R$ 209 milhões, na cotação atual) para Mbappé. Esse montante foi referente a um bônus de fidelidade acordado entre eles na assinatura do contrato, que previa que o jogador receberia esse dinheiro se estivesse no PSG no dia 31 de julho.
No entanto, duas semanas atrás, após o empate em 0 a 0 com o Lorient na estreia do Campeonato Francês, o clube informou que o atacante Kylian Mbappé foi reintegrado ao restante do grupo depois de “conversas positivas” com o jogador.