Escolas da rede municipal de ensino de Itatiaia passam por obras
As escolas da rede de ensino de Itatiaia vêm passando por obras. Os serviços, que vem sendo realizados regularmente, incluem reforma, manutenção de redes elétrica e hidráulica, reparos em telhado e cobertura de vão central, dentre outras intervenções. Duas das unidades contempladas com obras foram o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Miraildes Ferreira Rodrigues dos Santos e a Escola Municipal Léa Duarte Jardim, localizadas na Vila Flórida.
No Centro Municipal de Educação Infantil estão matriculadas 80 crianças, de zero a cinco anos. Cerca de 50 delas estudam em tempo integral e o restante, Pré-1 e Pré-2, têm aulas no período da tarde. De acordo com a diretora do CMEI Miraildes Ferreira Rodrigues dos Santos, Dayane Santos Barbosa, as principais intervenções foram a implementação de um acesso entre o Centro Municipal de Educação Infantil e a Escola Municipal Léa Duarte Jardim, com cobertura do passadiço, e execução de rampa de acessibilidade, telhado na área do acesso frontal da unidade, com aproveitamento do pátio coberto.
– O telhado permitiu que o local fosse melhor utilizado pelas crianças, que em momentos de chuva ou sol forte não tinham como permanecer no espaço. Com o acesso criado para a Escola Municipal Léa Duarte Jardim, onde utilizamos duas salas, todo o deslocamento de professores e alunos pode ser feito internamente, com total segurança. As obras realizadas eram uma demanda antiga nossa, solicitadas há bastante tempo – conta Dayane.
Na Escola Municipal Léa Duarte Jardim, onde estudam 182 alunos de 1° ao 9° anos que estudam na unidade, nos períodos da manhã e tarde, ganhou cobertura de passadiço da entrada da unidade até o ponto de atendimento da Secretaria, com rampa de acessibilidade. As obras complementam serviços realizados no estabelecimento de ensino desde 2022, que corrigiu problemas de infiltrações e vazamentos no telhado, com pintura geral e reparos no piso.
Segundo a diretora do estabelecimento de ensino, Jorgiana Macedo, houve a recuperação de todo o telhado da escola, reforma do refeitório e das salas dos professores e dos funcionários, que tinham vazamentos e infiltrações. Além destes serviços, aconteceu a mudança da caixa dágua, que ficava sob o telhado, para uma área externa.
– A escola precisava desta reforma. Os serviços melhoraram bastante as condições de ensino e aprendizagem dos alunos e tornou o ambiente de trabalho melhor, proporcionando maior comodidade e conforto para os profissionais que trabalham na unidade de ensino – afirma Jorgiana.
A Secretária de Educação, Márcia Sabadini, destaca que o foco da pasta é disponibilizar boas condições para o funcionamento das escolas, viabilizando da melhor forma o desenvolvimento das atividades diárias de alunos e professores. “Estamos comprometidos em sempre buscar soluções para atender às demandas das escolas e melhorar cada vez mais a qualidade da educação no município”, concluiu.