Equipe de Educação em Saúde reforça ações em Itaperuna, RJ

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue reforçando suas ações, com a equipe de Educação em Saúde.

E, dentre as ações, palestras sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika; em UBS (Unidade Básica de Saúde), além de unidades escolares, associações de bairros e outros espaços.

Nos últimos dias a equipe esteve trabalhando na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, no Bairro Cehab; Escola Estadual Etelvina Alves da Silva, no distrito de Aré; Escola Municipal Oscar Jerônimo; além da sala de espera da UBS do Córrego Seco; dentre outros locais.

De acordo com Adriano Azevedo, coordenador da CVAS, o trabalho da equipe de Educação em Saúde é muito importante.

“Esse trabalho é muito importante e, a cada dia, temos recebido convites para realização de palestras. Estamos buscando atender a todas as solicitações na medida do possível. Nossa meta é atingir o maior número possível de pessoas e para isso, contamos com os multiplicadores da informação, como as crianças, por exemplo; que após ouvirem os nossos profissionais, acabam replicando o assunto junto a pais, responsáveis, amigos e vizinhos”, explica o coordenador.

É importante destacar que a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Sendo assim, seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – [email protected] – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Acompanhe as notícias sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM – Itaperuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *