EMEI Margarida da Silva Duarte é reinaugurada em Mesquita

Com a reforma e ampliação, unidade ganhou novas salas e, assim, a capacidade de atendimento de alunos foi estendida de 95 para cerca de 440 vagas

Em Mesquita, o objetivo de oferecer uma educação de qualidade é sempre colocado em pauta. Foi por isso que a unidade escolar Margarida da Silva Duarte, na Chatuba, passou por obras de ampliação e, na manhã desta terça-feira, dia 19 de setembro, foi reinaugurada em uma solenidade. A instalação foi reformada e ainda ganhou um segundo andar,  totalizando 13 salas de aula, pátio coberto e descoberto, solário, cozinha, refeitório, áreas administrativas, entre outros espaços próprios à Educação Infantil, como uma sala multiuso. Lá, é possível assistir vídeos, acessar o acervo de livros da escola e realizar atividades extras. Em relação à abrangência, a escola tem a capacidade de atender cerca de 440 alunos, ou seja, quase cinco vezes mais que o limite de vagas anterior, que era de 95.

Nós tínhamos uma meta do Governo Federal de ampliar em 50% as vagas de creche para crianças de zero a 3 anos de idade. Isso em dez anos, de 2015 até 2025. Hoje, já ampliamos em 107% as vagas para esse público. Conseguimos duplicar a meta, que é para ser batida somente daqui a dois anos. E ainda temos mais oito unidades escolares em obras, que vão ser inauguradas em breve”, detalha a subsecretária municipal de Educação de Mesquita, Monique Rosa.

Com a reinauguração, a escola deixa de ser um centro municipal e se torna uma Escola Municipal de Educação Infantil, já que, agora, a unidade passa a atender as turmas da pré-escola, com alunos de 4 e 5 anos de idade. O térreo é destinado às turmas da pré-escola, enquanto o primeiro andar é usado pelos estudantes da creche. O prédio possui rampa de acessibilidade, envolta por grades de segurança. Quando o assunto é acessibilidade e inclusão, outros destaques são os banheiros adaptados e os três profissionais mediadores no ensino. Além disso, os ambientes são todos climatizados e bem iluminados.

A Chatuba é uma comunidade muito grande e que precisava desse acolhimento. Com essa obra, conseguimos proporcionar às crianças uma escola com espaços amplos, salas arejadas e climatizadas, áreas para a recreação e equipamentos de qualidade. Mas acredito que essas coisas não funcionariam tão bem se não tivéssemos bons funcionários e, sobre isso, posso garantir que o trabalho desempenhado é excelente”, revela Isabela Fidelis, diretora-geral da unidade, emocionada.

O térreo conta com seis salas de aula, refeitório, almoxarifado e secretaria junto com um espaço para os professores, além de quatro banheiros – dois adaptados para crianças, um para os profissionais e um acessível para pessoas com deficiência – assim como no primeiro andar. A reforma foi concluída no início deste ano, com o início imediato dos alunos. A reinauguração oficial, porém, aconteceu neste mês de setembro, depois de ajustes finais que não interferiram nas atividades do dia a dia.

Alimentação na escola

No refeitório, localizado no primeiro andar, as crianças realizam diferentes refeições, de acordo com cada turno. Turmas com período integral recebem quatro refeições, sendo elas desjejum, almoço, lanche e jantar. Já os estudantes do período parcial tomam o café da manhã e almoçam, na parte matutina, e almoçam e lancham, na parte vespertina. O cardápio segue as determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, que visam a segurança alimentar dos alunos.

emei-margarida-da-silva-duarte-e-reinaugurada-em-mesquita

Nossa gestão se preocupa em diagnosticar, empregar, investir e comunicar para Mesquita avançar e nunca mais retroceder. É o pertencimento da população, sabendo que, aqui, os direitos dela estão garantidos. Principalmente na Educação, que é uma área fundamental para a evolução da sociedade”, frisa o prefeito do município, Jorge Miranda. A Escola Municipal Margarida da Silva Duarte fica na Rua Inácio Serra 473, na Chatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *