Em Duque de Caxias, Secretarias Municipais se reúnem para debater sobre segurança escolar

A seguranca nas escolas foi o assunto principal de um debate entre várias Secretarias da Prefeitura de Duque de Caxias, na última segunda-feira (10). Na ocasião, aconteceu uma reunião intersetorial com responsáveis pela Segurança Pública do município na sede da SMSP.

Estiveram presentes agentes da Guarda Municipal, do 15º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Civil, além de servidores municipais da Secretaria de Educação, Segurança Pública, Fundec e o presidente da OAB-DC, Wagner Botelho.

Durante a reunião, os profissionais dialogaram sobre a atual situação de violência em todo o Estado do Rio de Janeiro, que preocupa funcionários, pais, responsáveis e os estudantes das unidades escolares. Na oportunidade, foram debatidas orientações necessárias acerca de circunstâncias que possam comprometer a integridade física de toda comunidade escolar.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Roberto Gabriel de Souza, foi enviado um efetivo maior de guardas municipais para realizar a ronda escolar. “Vamos também oferecer um treinamento de Defesa Pessoal para os funcionários que trabalham nas portarias das Unidades Escolares. Esta capacitação será ministrada pela Guarda Municipal” disse Souza.

De acordo com a secretária de Educação, profª Iracema Costa, em caso de necessidade, fatos deverão ser reportados imediatamente à SME. “Enviamos ofícios às direções das escolas do município. O documento orienta sobre quais os procedimentos que deverão ser adotados em casos de violência”, explicou.

“Vale reforçar que todos os profissionais devem estar atentos a atitudes suspeitas ou ameaças realizadas. Os portões devem ser devidamente fechados após a entrada dos alunos, mantendo sempre um profissional da unidade escolar na portaria. Também é importante não permitir que estranhos entrem e permaneçam nas dependências da escola”, reforçou a secretária Municipal de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *