23 de outubro de 2026
AlerjDESTAQUENotíciasPolítica

ELERJ encetra primeira edição do ‘Mulheres em Rede’ com Luiza Brunet como madrinha do projeto

Encontro promovido pela Escola do Legislativo debateu violência doméstica, autonomia financeira, saúde e autoestima das mulheres.

A Escola do Legislativo (Elerj) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou, nesta quinta-feira (22/10), a primeira edição do projeto “Mulheres em Rede”, iniciativa permanente voltada à discussão sobre direitos, cidadania e políticas públicas para as mulheres. Realizado no segundo andar do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento Fluminense, o encontro reuniu especialistas para debater os desafios relacionados à saúde, à autoestima e à autonomia feminina, além de oferecer serviços de cuidados pessoais às participantes. A atriz, empresária e ativista pelos direitos das mulheres Luiza Brunet participou do debate e foi anunciada como madrinha do projeto, que terá novas edições.

Responsável pela abertura do encontro, o diretor-geral da Alerj, Edinaldo Basilio, mencionou sua trajetória profissional e acadêmica na instituição. Servidor da Assembleia e pós-graduado pela Elerj, ele ressaltou a importância da formação oferecida pela escola e o compromisso de contribuir para o desenvolvimento profissional de outros servidores.

“Estar aqui tem um significado especial para mim. Antes de assumir, recentemente, a Direção-Geral, eu sou quadro da Casa. Fui formado aqui, cresci aqui, fiz a pós-graduação aqui em 2018 e isso me emociona bastante. Retornar a esse espaço na condição de diretor-geral é motivo de muito orgulho e, sobretudo, de muita responsabilidade. É olhar para uma instituição que faz parte da minha trajetória e compreender que agora eu tenho a missão de contribuir para que ela continue transformando a trajetória de outras pessoas”, disse.

Ao abordar os objetivos do “Mulheres em Rede”, Basilio ressaltou que a iniciativa amplia o papel da Escola do Legislativo como espaço de produção de conhecimento e transformação social. Segundo ele, questões como o enfrentamento à violência, a garantia de direitos, a saúde, a autoestima e a autonomia feminina devem integrar permanentemente as discussões institucionais e a formulação de políticas públicas.

“Esses são temas que não podem ser tratados apenas em datas comemorativas ou em momentos específicos do ano. É preciso ser um operador disso no dia a dia. São temas que precisam estar plenamente presentes nas nossas instituições, nas políticas públicas e nas nossas atitudes. A Assembleia é a Casa onde são discutidas, construídas e aprovadas leis que impactam diretamente na vida da população, portanto, quando abrimos as portas para discutir os direitos das mulheres, estamos reafirmando a responsabilidade do Poder Legislativo na promoção da igualdade, na prevenção da violência e construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, pontuou.

O diretor-geral também defendeu a participação dos homens no enfrentamento à violência de gênero, ressaltando que a construção de relações mais respeitosas e igualitárias é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.

Saúde, autoestima e autonomia financeira

A terceira e última mesa de debates do projeto abordou a relação entre o autocuidado, a independência financeira e a capacidade das mulheres de romper ciclos de violência. Na abertura, a jornalista Marieta Meirelles, responsável pela mediação, apresentou dados sobre a violência contra mulheres e meninas no Estado do Rio e destacou que a dependência econômica pode representar um obstáculo para aquelas que desejam denunciar seus agressores e deixar relacionamentos abusivos.

“Por trás dos números existem histórias. Já falamos sobre proteção, prevenção e enfrentamento. Reconhecemos sinais de violência, barreiras à denúncia, dentre elas a dependência financeira. Porque a mulher pensa nos filhos, no aluguel, na comida e, muitas vezes, o que prende a mulher a denunciar e romper essa barreira não é a porta, mas a conta”, disse.

Com mais de uma década de experiência à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a delegada Giselle do Espírito Santo chamou a atenção para as formas de violência que antecedem as agressões físicas. Segundo ela, comportamentos de controle e ciúme podem ser confundidos com demonstrações de afeto, dificultando o reconhecimento de relacionamentos abusivos e a busca por ajuda.

“Muitas vezes a gente só identifica a violência depois da agressão. A dinâmica do relacionamento é naturalizada na sociedade e a gente nem percebe mecanismos de controle, ciúmes e acha que é atenção ou cuidado. Quando a violência vai escalando a esse ponto, a mulher está enfraquecida, por isso a necessidade das redes de apoio”, explicou a delegada.

Um dos momentos do encontro foi o relato pessoal de Luiza Brunet, que compartilhou sua experiência como vítima de violência doméstica. A atriz e ativista abordou os impactos físicos e emocionais das agressões e destacou como a vergonha, associada à desvalorização da mulher pelo agressor, pode dificultar a denúncia e o rompimento do ciclo de violência.

“Para mim, a ponta do iceberg é a violência doméstica, porque ela deixa a mulher frágil e danificada. Eu me lembro que, no dia em que eu sofri violência doméstica, enquanto ele me agrediu fisicamente a ponto de fraturar quatro costelas, me agrediu verbalmente de várias formas, falando o quanto eu não valia mais nada na sociedade, que eu já tinha sido uma mulher bonita, jovem e desejada e que eu estava ultrapassada. No momento em que uma mulher é agredida, ela é violada de todas as formas possíveis”, relatou Luíza.

A autonomia financeira também foi apontada como um dos fatores fundamentais para que mulheres possam tomar decisões sobre suas próprias vidas. A especialista em finanças Amanda Pessoa apresentou um panorama histórico das restrições impostas às mulheres no acesso ao trabalho, ao crédito e à administração de recursos, relacionando essas desigualdades à dependência econômica que ainda afeta muitas vítimas de violência doméstica.

“A gente precisa começar a entender que o senso comum de que a mulher não sabe lidar com o dinheiro foi construído. No Código Civil de 1916 a gente era classificada como capaz, foi só em 1962, no Estatuto da Mulher Casada, que a gente consegue trabalhar e abrir uma conta-corrente sem a autorização do marido. Só em 1974 a gente vai ter acesso a crédito realmente. Essas conquistas ainda são recentes para que a gente consiga ver esses efeitos diretos na sociedade. A intenção é nos manter sob controle e a melhor forma disso é o controle financeiro. Sem ele somos dependentes”, explicou a especialista em finanças.

A relação entre saúde, autoestima e informação também esteve presente nas discussões. A médica Mônica Travassos, da Sociedade Brasileira de Mastologia, abordou os impactos emocionais do diagnóstico de câncer, especialmente diante das mudanças físicas provocadas pelo tratamento. Ela destacou a importância do acolhimento e do fortalecimento da autoestima para que as pacientes possam enfrentar a doença sem que sua identidade e seu valor pessoal sejam definidos por padrões estéticos.

“O desconhecido causa medo e leva a pensar esteticamente sobre a perda de cabelo. Essa é uma estigmatização que a mulher carrega pensando que não vai ser mais desejada. ‘Quem sou eu se não tiver mais cabelo, com um câncer. Quem vai me querer como pessoa?’ Aí vem a coisa mais importante. Quando você descobre, você tem a si mesma. E você tem que perdurar para levantar a voz”, ressaltou a médica.

Encerrando as discussões, o ginecologista Nilson Batista, do Departamento Médico da Alerj, reforçou a importância do acesso à informação e do acompanhamento médico para a identificação precoce de doenças. O especialista alertou para os casos de câncer de mama diagnosticados em estágios avançados e defendeu que as ações de conscientização e os cuidados com a saúde feminina sejam mantidos durante todo o ano.

“Eu vejo pacientes com 35 anos e câncer avançado de mama. Isso me entristece porque o rastreio foi feito tardiamente. A prevenção deve acontecer o ano inteiro e por isso essa rede de apoio, cuidado e informação é tão importante”, finalizou o médico.

Cuidados e bem-estar

Além das palestras, o encerramento do “Mulheres em Rede” contou com atividades voltadas à saúde e ao bem-estar das participantes. A equipe do Departamento Médico da Alerj ofereceu serviços de aferição de pressão arterial e glicemia. As mulheres também tiveram acesso a sessões de massagem, aplicação de cílios e atividades de automaquiagem, complementando a programação dedicada ao autocuidado e à valorização da autoestima feminina.