Dia de Mobilização de Serviços na Praça Leni Ferreira em Japeri
A ação marcou o fim do mês de maio e reuniu as secretarias de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, com vacinação, Cadastro Único, o Projeto Plantando Leitura e muito mais
O fim do mês de maio foi marcado por uma última homenagem ao Mês das Mães e da Família para quem passou pela Praça Leni Ferreira, na última sexta-feira (30/05). Os moradores puderam acessar serviços como vacinação, atualização do Cadastro Único, informações sobre programas e projetos assistenciais, além de orientações sobre a Coleta Seletiva, distribuição de mudas de plantas e o Projeto Plantando Leitura, que distribuiu livros de literatura, títulos sobre desenvolvimento sustentável e outros temas.
O evento foi uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. A subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, organizadora da ação, destacou a importância da união de esforços para a centralização dos serviços. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população a serviços essenciais em um só lugar e o retorno foi muito positivo”, disse a gestora.
Zaqueu Rodrigues, que passava pela praça, aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a Influenza e notou que outros imunizantes também estavam disponíveis. Imediatamente, avisou seu vizinho que também estava por perto. Já Paloma Liboria, mãe da pequena Maria Vitória, de apenas 8 meses, aproveitou para atualizar a própria caderneta de vacinação.
“Eu sempre venho por ela. Hoje, ela só vai assistir a enfermeira cuidando da mamãe”, comentou sorrindo, enquanto mostrava a lembrancinha que recebeu após a vacinação.
Para João Menezes, ações como essa também são importantes para a reconexão com a natureza. “Tão importante quanto cuidar da saúde é nos aproximar do meio ambiente”, disse ele, levando para casa uma muda de Ipê Amarelo para a esposa e um livro de histórias para o neto. “Vou levar também os informativos do CRAS para que minha esposa conheça melhor os serviços”, completou.
Em outro canto da praça, Irene Aguiar recebia uma muda de planta de seu filho Sanderson. “No Dia das Mães ele não disse muitas palavras, mas só de ver que meu filho é uma pessoa de bem e que me respeita, já me sinto uma mãe feliz”, relatou emocionada.
Sanderson, por sua vez, explicou que expressa seu amor nas pequenas ações do cotidiano. “Eu trabalho com mídias sociais e sempre que posso, faço atividades com ela, como ir ao mercado, ao médico. É assim que demonstro meu amor”, disse ele, entregando a muda de presente.
As ações de saúde continuam acontecendo diariamente nos bairros, e sempre que possível, são acompanhadas de outros serviços integrados.