Desenvolve RJ e Empreenda+Mulher movimentam Itatiaia

O município sediou nesta última terça-feira (28/05) uma edição do programa Desenvolve RJ e Empreenda + Mulher. O evento, organizado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Itatiaia, trouxe a cidade representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Estado da Mulher. O prefeito Irineu Nogueira participou do encontro, que aconteceu na Casa das Pedras, em Penedo, assim como o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, e a Superintendente de Autonomia Econômica da Secretaria de Estado da Mulher, Karol Mendes, que representou a responsável pela pasta, Heloisa Aguiar.
Irineu destacou a importância de gerar oportunidades para que grandes empresas possam ter contato com pequenos fornecedores, estimulando o empreendedorismo e a possibilidade de negócios futuros. Segundo ele, com a iniciativa o Estado está valorizando o interior fluminense, fomentando o crescimento dos municípios.
– As rodadas de negócios e de crédito, destinadas a pequenos e médios empreendedores de cada região, reúnem importantes atores de diversos setores para gerar negócios e impulsionar o desenvolvimento regional. O Desenvolve RJ e o Empreenda + Mulher são iniciativas que buscam levar para as cidades do Estado mais desenvolvimento e empregabilidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores – disse Irineu.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Xavier, salientou que o programa Desenvolve RJ, realizado em parceria com a Firjan, voltado para a cadeia produtiva, vem criando oportunidades para que empresas e fornecedores se aproximem e fechem negócios. “O prefeito Irineu Nogueira solicitou ao Secretário Farah, em outubro passado, a realização do evento em Itatiaia e ele atendeu nossa reivindicação. O Programa Desenvolve RJ propicia a toda a cadeia produtiva oportunidades de negócios, consolidando a geração de novos postos de trabalho”, lembra.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinicius Farah, ressaltou a atuação do governo municipal, que o procurou para que o evento fosse realizado em Itatiaia. “O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Xavier, e o prefeito Irineu, nos solicitaram realizar uma edição do programa aqui na cidade. E a primeira edição do evento neste ano está acontecendo em Itatiaia. O município tem sido um dos que mais nos procuram, reconhecendo a importância das parcerias e do trabalho em conjunto”, afirma.
A Secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, ressaltou o papel do Programa Empreenda+Mulher, que prevê ações de prospecção de oportunidades, oferta de crédito e capacitação para a administração de negócios, entre outras ações para fortalecer a presença feminina no mundo dos negócios. “As mesas de debates e rodadas de negócios e crédito, com a participação de mulheres que são empreendedoras, estimulam as participantes a descobrir seu perfil empreendedor”, conta.
Os dois eventos começaram às 13h30. O Desenvolve RJ incluiu uma rodada de negócios e de crédito. O Empreenda+Mulher teve uma Mesa de Inspiração com o tema “Protagonismo das Mulheres no Empreendedorismo e a Integração Regional”, além de sessão de negócios e de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *