Defesa Civil de Mangaratiba completa 42 anos ampliando prevenção e projetos para a população

Nesta segunda-feira (28) a Defesa Civil de Mangaratiba completa 42 anos de criação. Em pouco mais de quatro décadas diversas mudanças aconteceram, mas, foi na atual gestão que a Secretaria ganhou equipamentos e investimentos essenciais para reforçar sua principal missão: que é levar prevenção e garantir a redução de riscos de desastres.

Entre as melhorias alcançadas entre 2018 e 2023 estão a instalação de uma central de monitoramento completa, novos canais de comunicação e novos equipamentos, ampliação de diversos projetos e do cadastro de moradores, maior monitoramento de áreas de risco, e aprimoramento do sistema de alerta alarme, entre outros.

Na central de monitoramento, por exemplo, as equipes trabalham hoje com o auxílio de mapas interativos e câmeras 360º, com imagens de alto alcance, instaladas em pontos do município, que permitem monitorar os índices pluviométricos, possíveis deslizamentos ou qualquer evento adverso. Esse monitoramento permite a pronta mobilização das equipes e o envio de alertas, bem como, atendimento imediato para a população.

Essa fiscalização é complementada com o Sistema de Alerta e Alarme, que funciona da seguinte forma: sirenes instaladas em áreas de risco são acionadas assim que a Defesa Civil identifica que as chuvas chegaram a níveis críticos nesses locais. O sistema ainda ajuda a direcionar os moradores para os pontos de apoio em situações de emergência ou risco, emite mensagens por SMS com os alertas da Defesa Civil ou em listas de transmissão via whatsapp.

Outra ação importante é o Projeto Defesa Civil nas Escolas e nos Núcleos da Terceira Idade. Neste trabalho, sobretudo preventivo, os agentes realizam Simulados de Evacuação que tem como objetivo mostrar na prática como agir em situações de desastres, enchentes, deslizamentos, incêndios, entre outros.

Hoje cidade ainda conta com 28 ‘Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades’ (NUDECs), que tem como principal objetivo estabelecer a integração entre os moradores dos locais mais vulneráveis do município com o órgão, além de promover maior efetividade nas ações preventivas em caso de situações de risco.

E para complementar os os avanços citados acima, em 2023 Mangaratiba também passou a fazer parte do PAM da Costa Verde (Plano de Auxílio Mútuo), que visa o fortalecimento de ações conjuntas de prevenção e atendimento emergencial. Por meio do PAM, empresas, órgãos públicos e instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer. Diversas reuniões são realizadas com foco de viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil e que garanta a diminuição de riscos e danos.

“Trabalhamos todos os dias, sempre pensando em garantir a redução de riscos para a população. Para isso, hoje a Defesa Civil conta com agentes capacitados, diversos projetos em andamento e uma sede devidamente equipada e com tecnologias, que permitem garantir para os moradores proteção e prevenção de verdade”, declarou o Secretário de Defesa Civil, Cel Paulo Rogério Escarani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *