Cuidados com a saúde da mulher: mamógrafo móvel atende em Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, iniciou os atendimentos de mamografia e ultrassonografia do Mamógrafo Móvel. Ele está localizado na Praça da Matriz, Centro do município até sábado, 25/5, das 8h às 17h.

 

A mastologista e coordenadora do Centro de Prevenção e Diagnóstico em Oncologia, Drª Cristina Fidalgo, reforçou que a precaução é essencial para a saúde feminina: “O câncer de mama tem cura, desde que seja diagnosticado precocemente. Para isso é necessário realizar os exames disponíveis aqui com regularidade, mesmo que estejamos assintomáticas, ou seja, sem nenhum sintoma na mama”, explicou ela. Por dia, são oferecidas gratuitamente 80 mamografias e 70 ultrassonografias em quatro modalidades: pélvica, tireoide, mama e transvaginal com e sem doppler.

 

Para a realização dos exames é necessário agendar na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), localizada na Rua Valério Vilas Boas, 11 – Centro de São João de Meriti, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As pacientes devem levar a identidade com foto, cartão SUS e comprovante de residência, todos com cópia. Além de apresentarem também o pedido médico original.

 

A cuidadora de idosos Tânia do Nascimento, 55 anos, entende a importância do serviço para o público feminino: “A mamografia é essencial, principalmente na minha idade. Nós temos que aproveitar oportunidades como essa. Fui muito bem recebida, todos os funcionários são muito agradáveis. Espero que as pessoas venham e aproveitem o Mamógrafo Móvel para não serem pegas de surpresa por uma doença”. A camelô Adriana Soares, de 49 anos, foi surpreendida pelo rápido atendimento e aconselhou as meritenses: “Foi ótimo, gostei muito. Não pensei que faria hoje, mas consegui e amei.  Graças a Deus estão ajudando as pessoas aqui. Quem tá precisando fazer mamografia venha, temos sempre que fazer o diagnóstico para a prevenção!”. Silvana Bezerra, dona de casa, de 39 anos, também deixou o seu incentivo: “Eu recomendo que todas as mulheres venham fazer o exame que, além de ser muito importante, é ótimo. Foi a primeira vez que eu vim, é rápido e o resultado sai em até 15 dias. Tudo aqui está de parabéns”.

 

As mamografias podem ser feitas por mulheres de qualquer idade, mas as ultrassonografias de mama só são realizadas em pessoas acima de 40 anos de idade e com laudo de mamografia de até um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *