Creas de Rio das Ostras ganha sede própria

A cerimônia de entrega da sede própria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Rio das Ostras foi realizada na última sexta-feira, dia 10 de maio. O Creas é uma unidade da proteção social especial da Secretaria de Assistência Social.

Localizada no número 194 da Rua Rêgo Barros, no Centro, a sede própria do Creas vai garantir mais privacidade para os usuários. A casa conta com quatro salas de atendimento que possibilitam um maior acolhimento, além da recepção e salas da coordenação, do administrativo e multiuso.

Com a presença de autoridades, funcionários e usuários, a solenidade foi marcada pela homenagem ao servidor municipal Lair Martins de Souza, que é lembrado com muito carinho por toda a equipe. Primeiro agente administrativo do Creas, Lair faleceu em 2020 e agora nomeia uma das novas salas da Unidade.

“A homenagem a seu Lair honra o Município pela história dele, que tanto se dedicou ao Creas. Inaugurar este espaço é realizar um sonho da atual Administração Municipal, possibilitando a maior qualidade do atendimento aos usuários”, afirmou Bruno Valente, assessor do Gabinete que representou o prefeito Marcelino Borba.

A secretária de Assistência Social Rosimara Valadares destacou a importância de ter um prédio próprio para garantir a continuidade do atendimento do Creas. “Contamos com o apoio do prefeito e com o suporte de muitas secretarias e pessoas para realizar este projeto. Tudo aqui, cada espaço e cantinho, foi preparado com muito zelo e cuidado para garantir a acolhida e o aconchego dos usuários”, destacou.

Primeira diretora do Creas, função que exerceu por 15 anos, Giselly Leão, atual coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, se emocionou ao relembrar a trajetória da unidade. “O trabalho é difícil, exigente, atendemos pessoas com muitas dores. Por isso sou grata a seu Lair e cada servidor que passou por aqui e ajudou a construir esta trajetória”, afirmou.

A viúva de Lair, Jussara Saldanha Martins, e dois irmãos do antigo servidor, Jadir e Darci Souza Martins, participaram com grande emoção da solenidade.

Entre as autoridades presentes estavam os secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, e de Administração Pública, Giovanni Zaror; o presidente do Rio das Ostras Previdência (OstrasPrev), Marco Antônio Ferreira; a assessora de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Cíntia de Castro; o coordenador da Defesa Civil, Tenente Jorge Mazzo; o vice-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Maycon Prata; a subsecretária de Assistência Social, Roseny Ricalde; o vereador Rafael Pereira dos Santos;  a primeira dama do Município, Adriana Borba; o representante da Associação Rio das Ostras de Apoio à Pessoa com Deficiência, Angel Morote, e o conselheiro tutelar Lucas de Jesus.

NOVA SEDE – Implementado em 2 de agosto de 2008, funcionando em espaço compartilhado com a Secretaria de Assistência Social, o Creas passou a ocupar um prédio alugado em 2013. Agora, com sede própria, poderá fortalecer ainda mais os seus serviços tendo à frente a diretora Rogéria Crespo Tavares.

O Creas, que funciona há quase 17 anos no Município, atende a moradores em situação de violação de direitos, como idosos, pessoas com deficiência, adolescentes em conflito com a lei e pessoas em situação de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *