Cosud: Grupos de Trabalho apresentam propostas para estados trabalharem integrados

No segundo dia de debates da 7ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, os integrantes dos grupos de trabalho definiram ações e propostas a serem adotadas pelos sete estados que compõem o Cosud: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.  

Ao todo, 25 grupos de trabalho integrados por secretários e técnicos das sete unidades da federação discutiram temas prioritários e de interesse comum, como segurança pública, saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico, educação, entre outros.

Segurança: compartilhamento de dados e ações operacionais e administrativas
No GT de Segurança Pública, foi sugerida a criação de um gabinete de integração das instituições de segurança pública, com foco no compartilhamento de dados e de ações operacionais e administrativas. Foram eleitas cinco propostas prioritárias: realizar acordos de cooperação técnica de capacitação em estratégias de polícia de proximidade; compartilhar as informações dos sistemas e das bases de dados entre os estados; criar grupo de trabalho permanente para troca de boas práticas entre as forças de segurança pública; criar gabinete de integração entre as instituições de segurança pública do Cosud; fomentar captação de recursos e realizar manutenção do fundo nacional de segurança pública.

Defesa Civil desenvolve propostas conjuntas para proteção da sociedade
A 7ª edição do Cosud foi pioneira no debate de ações voltadas para Defesa Civil. Pela primeira vez na programação do encontro, grupos de trabalho foram realizados especialmente para troca de experiências, visões e desafios na redução de risco de desastres nos estados participantes. As delegações desenvolveram propostas conjuntas visando à criação de políticas públicas eficientes e integradas para proteção da sociedade. O objetivo é prevenir e preparar a população para o enfrentamento de desastres naturais por meio da elaboração de ferramentas de compartilhamento de informações e de monitoramento de eventos climáticos na região.

Agenda da Educação define propostas estratégicas por educação pública de qualidade
Secretários de Educação unificaram um conjunto de ações em defesa de uma educação pública de qualidade.  A agenda definiu propostas estratégicas que deverão nortear o trabalho das redes de ensino nos próximos anos.  Entre as medidas estão o compartilhamento de metodologias didáticas e inovadoras, o regime de colaboração entre estados e municípios, definição de critérios básicos para avaliação da aprendizagem e a criação de grupos de trabalho técnicos permanentes.  

Turismo aponta cinco ações prioritárias para o setor
No turismo, cinco ações prioritárias do setor foram definidas: criar o Observatório do Turismo; incentivar o desenvolvimento de legislação federal e estadual, que garanta fonte permanente de recursos para o turismo; um plano estratégico de Marketing para o Cosud; a unificação da política de promoção internacional; e a criação de um Programa de Infraestrutura Turística, junto ao Ministério do Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *