Coleta Seletiva Solidária com cadastro na casa dos mesquitenses

Equipe baterá à porta dos cidadãos para oferecer a inscrição no programa municipal

 

Preservar o meio ambiente é uma tarefa a ser realizada por todos. Para estimular esse cuidado na população, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo inicia nesta segunda-feira, 10 de abril, uma ação para ampliar a adesão ao Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária de Mesquita. A estratégia começou com uma capacitação promovida pela equipe de Educação Ambiental para qualificar novos fixadores no programa. Caberá a eles facilitar o acesso dos mesquitenses a essa iniciativa.

 

“Esse grupo estará percorrendo as ruas de Mesquita e batendo à porta dos cidadãos para oferecer e estimular o cadastro deles no Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, para a doação dos materiais recicláveis aos catadores que atuam no programa. A gente sabe que muita gente tem interesse em participar, mas não lembra de se inscrever e, em vários casos, sequer chega a pesquisar como essa inscrição é realizada. Com nossos profissionais nas ruas, queremos ampliar consideravelmente essa adesão”, avisa Rosaura Clem, responsável pela Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita.

 

Treinamento técnico

 

A capacitação contou com visitas técnicas a locais especializados, como o Centro de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu; a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente, na cidade do Rio de Janeiro; a COOPCARMO, no bairro Jacutinga; e os galpões Chico Mendes e Zilda Arns, também em Mesquita, que fazem parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária.

 

Durante o treinamento, foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre a iniciativa e a rotina de seu funcionamento. Batizado de Equipe de Fixadores da Coleta Seletiva, caberá ao grupo sensibilizar os moradores do município para alcançar novas adesões ao programa, assim como explicar quais materiais recicláveis devem ser separados para a coleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *