21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Censo informativo para pessoas com deficiência, em Resende

Objetivo é identificar e mapear perfis de pessoas com mobilidade reduzida ou PCDs para nortear políticas públicas 

A Prefeitura de Resende continua empenhada em realizar o Censo Informativo da Pessoa Com Deficiência para identificar, mapear e cadastrar os perfis socioeconômicos do município. As ações continuam pela segunda chamada do censo, visando aumentar a precisão dos dados, visto que os números estão muito abaixo da expectativa da gestão municipal. O levantamento analisa ainda as condições de habitação e mobilidade urbana das Pessoas Com Deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida que moram em Resende.  

Segundo a diretoria de Direitos Humanos, a urgência se dá por conta dos baixos números de presença no censo. Dados do IBGE de 2010 apontam para 25.621 pessoas com deficiência no município. O número de cadastrados até o último dia 24 foi de somente 467 pessoas, algo muito abaixo das expectativas que dificultam ao município ter a noção da dimensão deste público. 

– Precisamos da adesão e comparecimento das pessoas no cadastro para que tenhamos um censo completo e preciso, com as informações das pessoas com deficiência. Desta forma, Resende pode continuar no caminho de buscar as políticas públicas adequadas e assertivas. Para isso, fazemos o convite às pessoas, para que compareçam e nos ajude nesse processo, pois há urgência no cadastramento – explicou Cátia Fonseca, diretora de Direitos Humanos. 

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o objetivo deste censo é fornecer ainda subsídios para formulação e execução de políticas públicas que promovam a acessibilidade e inclusão das Pessoas com Deficiência e mobilidade reduzida.  

Para responder às perguntas é necessário se dirigir até os locais estipulados pelo censo. Neste momento, restam quatro localidades para a conclusão do levantamento. A próxima etapa será no Programa Gente Eficiente, do dia 29 de maio até o dia 2 de junho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. O público deve levar RG, CPF e laudo médico com CID. As inscrições são atreladas ao CPF para que não haja duplicidade nas informações preenchidas. 

Para aqueles que tiverem impossibilidade de locomoção, o familiar responsável poderá realizar a pesquisa com os documentos em mãos em nome da pessoa. Existe ainda a possibilidade de preencher o formulário através do link https://forms.gle/mvcEgeqdGXfuJod76. As perguntas englobam estado civil, faixa etária, escolaridade, faixa salarial, tipo de deficiência, dentre outros questionamentos.  

Confira abaixo o calendário completo: 

  • Programa Gente Eficiente – de 29/05 até 02/06, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h 

  • CEDEAR/E.M. Bilíngue Rompendo o Silêncio – de 05/06 até 07/06, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h 

  • CEMEAR – Centro Municipal de Atendimento ao Autista– de 12/06 até 16/06, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h 

  • CEDEVIR – 19/06 e 23/06, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *