Cenários do título: como a McLaren pode ser campeã de construtores

A McLaren tentou, mas não conseguiu carimbar o título do campeonato de construtores em 2024 no GP do Catar, vencido por Verstappen. E não foi só isso: a Ferrari somou 26 pontos na prova e reduziu a distância para a equipe papaia, que conquistou 17. A decisão ficou para o GP de Abu Dhabi, último da temporada na Fórmula 1.

A RBR, por outro lado, não tem mais chance de conquistar o troféu. Apesar do primeiro lugar obtido por Verstappen, Pérez abandonou a prova e não pontuou. Com 581 pontos, a equipe austríaca não é mais capaz de alcançar a McLaren, agora com 640. A Ferrari, por sua vez, soma 619 e precisa tirar 21 pontos de desvantagem para a rival.

Classificação de construtores

Equipe Pontuação
McLaren 640
Ferrari 619
RBR 581 (sem chance de título)

 

Mas afinal, do que a McLaren, sem vencer desde 1998, precisa para garantir o título e quebrar o jejum de 26 anos? E quais são os critérios de desempate?

A etapa de Abu Dhabi, diferentemente da realizada no Catar, não possui corrida sprint, que premia o vencedor com oito pontos. Portanto, o máximo que uma equipe pode atingir nesta corrida é 44: com uma dobradinha, o primeiro colocado obtém 25, e o segundo alcança 18, em um total de 43. O ponto restante viria de uma possível volta mais rápida da prova.

A Ferrari, que possui 619 pontos, seria capaz de chegar a 663 com um fim de semana perfeito – 23 a mais do que a líder McLaren possui hoje. Portanto, a equipe papaia arremata o troféu se somar 24 pontos ou mais nos Emirados Árabes Unidos, independentemente do resultado ferrarista. Isso significa dizer que uma vitória de um piloto da escuderia de Woking garante o título.

Do que a McLaren precisa para ser campeã?

Se um dos pilotos acabar em… A McLaren precisa de…
1º (25 pontos) Vitória assegura o título.

A McLaren também tem outras formas de levar o campeonato de construtores sem precisar ficar de olho em qual posição os pilotos da Ferrari vão terminar. Para isso, precisa que ao menos um nome da dupla formada por Lando Norris e Oscar Piastri acabe a corrida em Abu Dhabi no pódio.

Se um deles terminar em segundo, soma 18 pontos (ou 19, se fizer a volta mais rápida). Neste cenário, o outro piloto precisaria apenas chegar em sétimo para que a equipe atinja o número de 24 pontos nos Emirados Árabes Unidos e fature o título.

Caso a melhor posição de um dos pilotos seja a terceira, que garante 15 pontos, o outro piloto possui duas alternativas para ajudar a equipe a garantir o troféu sem sustos. Se terminar em sexto, soma oito e precisa, obrigatoriamente, fazer a volta mais rápida para que o total da McLaren chegue a 24. Em caso de quinto lugar, faz dez pontos e assegura a conquista.

Do que a McLaren precisa para ser campeã?

Se um dos pilotos acabar em… O outro precisa ficar pelo menos em…
2º (18 pontos) 7º (6 pontos)
3º (15 pontos) 5º (10 pontos) ou 6º (8 pontos) com a volta rápida (mais 1 ponto)
4º (12 pontos) 5º (10 pontos) com a volta mais rápida (mais 1 ponto)

Há uma curiosidade: a McLaren também garante o título sem depender do resultado da Ferrari se seus dois pilotos terminarem em quarto e quinto lugar, respectivamente – contanto que um deles garanta a volta mais rápida. Com essa soma, a equipe alcançaria os 663 pontos. Sem o ponto extra pelo melhor tempo da prova, os italianos só poderiam chegar a 662 em caso de uma dobradinha.

Se os pilotos chegarem nas mesmas posições citadas no parágrafo acima sem que ninguém dessas duas equipes some o ponto extra pela volta mais rápida, McLaren e Ferrari ficariam com 662, e o título seria dos italianos pelos critérios de desempate.

Caso a melhor posição da McLaren em Abu Dhabi seja do quinto lugar para baixo, a equipe passa a obrigatoriamente depender dos resultados da Ferrari para ser campeã.

Quais são os critérios de desempate?

Se as equipes terminarem empatadas, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determina no artigo 7.2 do regulamento da Fórmula 1 que a ganhadora será aquela que tiver mais vitórias na temporada.

Caso o desempate não seja possível ainda assim, o número de segundas colocações será o critério utilizado. Depois, todas as outras posições, até que se ache um vencedor. Em uma situação bastante improvável onde o empate persista até o número de términos na 20ª colocação, a FIA pode definir critérios adicionais para decidir o título da forma como bem entender.

Atualmente, McLaren e Ferrari têm o mesmo número de vitórias em provas: cinco para cada lado. A equipe de Woking subiu ao topo do pódio na Hungria, Holanda, Azerbaijão, Singapura e em Miami. Já os italianos levaram a melhor em casa, na Austrália, nos Estados Unidos, no México e em Mônaco.

No entanto, a McLaren tem vantagem no número de vezes em que terminou na segunda colocação: foram dez ocasiões, contra apenas quatro da Ferrari.

Desta forma, se o campeonato acabar empatado, a Ferrari só leva o título se um de seus pilotos vencer em Abu Dhabi, visto que esse triunfo desempataria a conta em favor da equipe italiana. Caso contrário, a McLaren fica com a taça.

O Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerra a temporada de 2024 da Fórmula 1, acontece no próximo domingo (8) às 10h (horário de Brasília). O ge.globo vai acompanhar tudo em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *