Caxias: Mutirão de prótese dentária do CRAESM de Xerém supera as expectativas com a confecção de mais de 220 moldes de dentaduras

No último sábado (16), foi realizado o primeiro Mutirão de Prótese Dentária do município de Duque de Caxias. A iniciativa da Prefeitura contou com o apoio do Departamento de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde cedo, centenas de pessoas, vindas de várias regiões do município, aguardavam, no CRAESM – Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher, o início do atendimento para avaliação odontológica e confecção de moldes de prótese dentária (dentadura) total e parcial. Ao final do mutirão, às 18 horas, foram contabilizados 564 atendimentos e confeccionados 228 moldes de dentaduras.

Marilza Pereira, moradora do Parque Beira Mar, era só felicidade por conseguir fazer as moldagens de próteses total (superior e inferior). Ela chegou bem cedo para não perder o atendimento e a melhor notícia que recebeu foi a de que até o final de outubro suas próteses já estarão prontas.
“Estou muito feliz! Espero por essas dentaduras há quase um ano. Meu sonho era poder passar meu aniversário, que é agora em novembro, com as próteses, e este sonho está sendo realizado, graças a esse mutirão!”, disse Marilza emocionada.

Durante todo o dia, as equipes de saúde e dentistas do município trabalharam sem parar para acolher e atender as centenas de pessoas que responderam ao chamado para o mutirão. Para a Dra. Adriana Claro, Diretora de Saúde Bucal da SMS-DC, a ação já é considerada por todos um grande sucesso. A previsão é de que, em breve, sejam realizadas novas ações como essas, dando a oportunidade para a reabilitação oral de todos que buscam o serviço de prótese dentária gratuita na rede municipal de saúde.
“Hoje foi um dia muito especial para todos nós da Saúde Bucal municipal. Não só pelo grande número de pessoas atendidas no mutirão, mas principalmente em poder promover a autoestima, devolver a mastigação e a melhoria na fonética desses pacientes. Muitos aqui estão buscando esse serviço há muito tempo. A criação do Consultório de Prótese Dentária foi uma importante iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias e vem cumprindo seu objetivo, de devolver a alegria e a saúde bucal dos nossos munícipes”, declarou a diretora Adriana Claro.

O Consultório de Prótese Dentária foi inaugurado pela Prefeitura de Duque de Caxias em agosto de 2023. Trata-se de mais um serviço gratuito, voltado para a saúde e reabilitação oral, e que vem somar aos outros serviços já oferecidos à população pela rede de Atenção à Saúde Bucal do município. Segundo o cirurgião dentista responsável pelo Consultório de Prótese Dentária, Dr. Leandro Alcantara, a expectativa é de que o consultório faça até 300 próteses por mês.
“Nos casos mais simples, a prótese poderá ser entregue ao paciente em até 15 dias. O objetivo é atender aquele paciente que sofre com a falta de algum dente e esteja apto a receber esse serviço”, informa o cirurgião dentista.

O Consultório de Prótese Dentária funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, no CRAESM-Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher (CRAESM), localizado na Rua Vinte e Cinco de Agosto, n. 01 – Vila Santa Alice, Xerém – DC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *