Caxias ganha posto para tirar identidade de recém-nascidos

O Detran.RJ inaugurou na quinta-feira, o posto de emissão de carteira de identidade para recém-nascidos na maternidade do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. É o 13º posto de identificação civil aberto pelo órgão em grandes maternidades públicas para emissão do documento dos bebês logo após o parto, o quarto na Baixada Fluminense.

  • O objetivo do Detran.RJ ao abrir postos de identificação em maternidades públicas é ajudar a combater um problema nacional: o sub-registro civil da população brasileira. A proposta é garantir, desde os primeiros momentos, a cidadania das crianças nascidas em território fluminense – disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Durante a inauguração, foram identificados civilmente três bebês nascidos nos últimos dias na recém-reformada maternidade do Adão Pereira Nunes, para felicidade de pais e mães. O primeiro foi Gustavo Ribeiro, nascido de parto normal na segunda-feira, segundo filho da dona de casa Sabrina de Oliveira Ribeiro, de 26 anos, moradora do distrito de Xerém, em Caxias. Gustavo será um dos primeiros a receber a nova Carteira de Identidade Nacional, que o Detran.RJ começou a emitir. O documento já vem com o CPF como único número de identificação em todo o território nacional. Por enquanto, apenas as crianças de 0 a 11 anos estão recebendo a CIN.

— É tão bom registrar o neném logo aqui no hospital. A gente já sai da maternidade com esse problema resolvido — elogiou a mãe do bebê.

O trabalho nas maternidades é desenvolvido pelo Detran.RJ em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Governo do Estado e prefeituras. No Hospital Adão Pereira Nunes são realizados, em média, 300 partos por mês. Em dezembro, após uma reforma geral, a maternidade passou a contar com 11 enfermarias, com o total de 41 leitos, além de enfermaria canguru (destinada a bebês prematuros), sala de alta, sala para exames obstétricos e um local para exames neonatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *