13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Caravana da Saúde, em Caxias, atende centenas de pessoas

 Na manhã da última quarta-feira (5), foi realizada a segunda edição do projeto Caravana da Saúde, na Vila Operária, primeiro distrito de Duque de Caxias. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de equipes médicas, enfermagem e colaboradores.
“Essa Caravana da Saúde é uma ação importantíssima para a nossa administração, porque estamos levando saúde para essa população. Com isso, estamos facilitando e ampliando o acesso de todos aos serviços da nossa rede municipal de saúde”, destacou Wilson Reis.

Caravana da Saúde, em Duque de Caxias - Divulgação

Caravana da Saúde, em Duque de Caxias – Divulgação

A primeira ação aconteceu na comunidade Parque das Missões, em 20/06, reunindo mais de 800 pessoas. Na edição da Vila Operária, cerca de 1.000 atendimentos foram realizados. A próxima Caravana da Saúde está programada para acontecer em 19/07, na comunidade da Mangueirinha. A abertura da ação de saúde na Vila Operária contou com as presenças do prefeito Wilson Reis, da secretária de Saúde, Dra. Célia Serrano, entre outros.

Durante toda a manhã os moradores da região puderam se beneficiar de vários serviços, oferecidos com o apoio da UBS Dr. José de Freitas, que atende a comunidade:
– Consultas com clínico geral, pediatra oftalmologista pneumologista, ginecologista e ortopedista;
– Equipe Multi;
– Exames para detecção de tuberculose, exames de laboratório e eletrocardiograma;
 Testes rápidos de HIV, hepatites, sífilis e glicemia capilar;
– Inserção de DIU (em pacientes previamente selecionadas);
– Cadastro para Programa de Planejamento Reprodutivo
– Palestras educativas.Dona Rosa Helena é moradora da Vila Operária e estava muito satisfeita por ter acesso aos serviços de saúde que tanto precisa.

“Essa ação é muito boa. Eu passei pelo clínico geral e recebi encaminhamentos para exames. Agora acabei de ser atendida pelo dentista e estou muito satisfeita. A nossa comunidade precisa muito dessas ações. A Prefeitura está de parabéns!”, disse a moradora de 62 anos.

A Caravana da Saúde tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e tem como objetivo levar os serviços das equipes de saúde a comunidades de Duque de Caxias, para sanar as demandas reprimidas de consultas médicas nas principais especialidades, com destaque para a detecção de casos de Tuberculose na população atendida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *