Capacitação sobre novo larvicida contra arboviroses em Mesquita

Iniciativa do Departamento de Vigilância Ambiental também teve como objetivo aprimorar estratégias de combate e apresentar dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)

O Departamento Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses de Mesquita promoveu na última quinta-feira, dia 10 de agosto, no Auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura, uma capacitação voltada para seus próprios profissionais. O foco foi explicar informações necessárias para a introdução de um novo larvicida no combate ao vetor das arboviroses, além de apresentar dados fundamentais obtidos por meio do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

Durante o encontro, o coordenador da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, Sérgio Vigas, destacou a importância da participação dos agentes de combate às endemias no evento. “Além de aprenderem a manusear o novo larvicida da forma correta, eles também saem daqui mais preparados para transmitirem à população informações educativas e fundamentais no controle do Aedes aegypti”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde, a rotatividade é uma medida que reduz a pressão seletiva em populações de mosquitos vetores resistentes aos inseticidas utilizados no controle do Aedes. Além disso, o novo produto adotado em Mesquita se mostrou capaz de eliminar as larvas do mosquito em até 24 horas após a aplicação, de acordo com estudos realizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *