Campos: Secretaria de Educação implanta novos laboratórios de informática nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia continua avançando com o Projeto Tô Lig@do!, que visa à promoção da educação e inclusão digital na rede municipal de ensino. Neste ano, o órgão está dando sequência à implantação de novos laboratórios de informática nas unidades escolares. Ao todo, 103 escolas serão contempladas com 1.500 equipamentos, aproximadamente. Nessa última quinta-feira (9), a secretária da pasta, Tânia Alberto, entregou mais um laboratório na Escola Municipal Bartolomeu Lisandro, em Balança Rangel, Travessão, com 20 Chromebooks.

 

“Serão 103 escolas contempladas, e cada unidade com turmas do 1º ao 5º ano de escolaridade vai receber 15 Chromebooks. Já as escolas com turmas de 6º ao 9º ano vão receber 20 Chromebooks. Além disso, cada escola está recebendo um carrinho com várias baias de carregador portátil com a finalidade de armazenar e carregar tanto os tablets quanto os Chromebooks”, explicou Tânia, lembrando que a unidade recebeu também 30 tablets no ano passado para uso dos alunos.

 

A coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina Vieira, afirmou que já foram entregues cerca de 20 laboratórios só nessa semana. “No total, aproximadamente 1.500 Chromebooks serão garantidos para essas 103 unidades. A maior importância que esses laboratórios vão ter nas escolas é que as crianças vão poder acessar o conhecimento de forma muito mais fácil, mais dinâmica, mais atraente e isso vai causar um impacto no aprendizado deles”, destacou.

 

Para a pedagoga Josete Olina da Silva Belmiro, a medida conecta os alunos ao mundo. “As mesmas oportunidades que as crianças da cidade estão tendo, nós aqui, nesse cantinho, também estamos tendo. Isso significa que o ensino, a qualidade de aprendizagem está acontecendo para todos. Não está se fazendo diferença, priorizando as escolas da cidade, deixando as escolas do campo. Não, nós todos estamos conectados, todas as escolas estão tendo as mesmas oportunidades de melhorar a sua qualidade de ensino e, consequentemente, melhorar o desenvolvimento da qualidade de aprendizagem dos nossos alunos. Porque, de forma lúdica, de forma interativa, as crianças estão aprendendo e, hoje, com essa sociedade totalmente digital, os nossos alunos também precisam desse contato. Eles precisam estar, de fato, conectados com o mundo. E a nossa escola, Bartolomeu Lisandro, aqui em Balança Rangel, está longe de tudo, mas conectada com o mundo”, disse.

 

Gestora da unidade, Keila Silveira concordou: “A chegada dos Chromebooks é muito importante, pois vai ajudar os professores a elaborarem suas atividades e os alunos terão mais interesse no seu aprendizado. É muito importante que os professores tenham as ferramentas adequadas para trabalhar”.

 

Para a professora de tecnologia, Ana Paula Pereira da Silva, a ação representa um avanço. “Eu sempre gostei muito de tecnologia, mas quando veio a pandemia, foi aquela dificuldade. Eu tentava fazer uma aula pelo meeting, mas não conseguia. Mandava um joguinho para casa e muitos não conseguiam usar, então, eu vi aquela diferença, pois alguns tinham o acesso à internet, outros não. Tinha uma mãe na época com seis filhos para um celular. Quando a gente retornou da pandemia, eu tentei vir para o laboratório, mas não tinha os equipamentos e não deu certo. Eles vivem com o telefone na mão, mas não sabem utilizar, porque não foram educados com a tecnologia. Então, eu creio que agora tudo vai ser melhor com a chegada dos novos computadores. Os alunos pequenininhos, quando chegarem lá na frente, já vão ter uma outra mentalidade, vai ser muito mais fácil trabalhar”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *