Campos: Dia D de mobilização contra Poliomielite em 28 salas de vacinação neste sábado

Neste sábado, dia 8 de junho, acontece o Dia D da Vacinação contra a Poliomielite, também chamada de paralisia infantil, em 26 salas de vacinação distribuídas pelo município, das 8h30 às 14h, e em duas salas, das 8h às 17h. Neste dia, a vacinação será exclusiva para as crianças menores de 5 anos e uma grande oportunidade para pais e responsáveis que têm dificuldade de levar seus filhos para serem imunizados no horário de expediente normal.
A proteção contra poliomielite é feita com dois imunizantes. A Vacina Oral Poliomielite (VOP) para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) para os menores de 1 ano, ou seja, aos 2, 4 e 6 meses. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, ao término da campanha, 95% do público-alvo, que é formado por 25 mil pequenos.
O subsecretário de Vigilância em Saúde (SUBVS), Charbell Kury, ressalta que a poliomielite é uma doença gravíssima que, quando não leva à morte, pode deixar sequelas, inclusive a paralisia nos membros inferiores (parar de andar).
“A vacina da campanha é a de gotinha, que é a antiga Sabin. Todas as crianças que têm de 1 a 4 anos, mesmo com o calendário em dia, devem procurar os postos de saúde para fazer a dose extra. Se entre 27 de maio e 14 de junho, período da campanha, seu filho ou filha estiver no período de receber a vacina da gotinha pelo calendário de rotina, que é 1 ano e 3 meses e 4 anos, também deve completar o calendário. Então, procure o posto de saúde, converse com seu pediatra e não deixe de tomar essa vacina, que é importante para criarmos um escudo de proteção contra a entrada dessa doença no Brasil, que foi erradicada há mais de 30 anos”, disse.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite segue até dia 14 de junho. Ao se dirigir aos postos com a criança, os pais ou responsáveis legais devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação da situação vacinal, além de documento com foto, CPF ou Cartão do SUS.
POSTOS DE VACINAÇÃO DO DIA D – das 8h às 17h
1. Secretaria de Saúde – Sala de Vacinas na Rua Gil de Góis, nº 132, Centro.
2. Clínica da Criança
POSTOS DE VACINAÇÃO DO DIA D – das 8h30 às 14h
1. Centro de Saúde Guarus
2. UBSF Parque Aurora
3. UBSF Felix Miranda
4. UBSF IPS
5. UBSF Lagoa de Cima
6. UBSF Penha
7. UBSF Tocos
8. UBSF Patronato São José
9. UBS São Sebastião
10. UBSF Parque Prazeres
11. UBSF Parque Rodoviário
12. UBS Santos Dumont
13. UBSF Parque Imperial
14. UBSF Parque Aldeia
15. UBSF Venda Nova
16. UBSF Lagamar
17. UPH Travessão
18. UPH Ururaí
19. UBSF Morro do Coco
20. UBS Sentinela do Imbé
21. UBSF Eldorado
22. UBSF Santo Amaro
23. UBSF Jamil Ábido
24. Policlínica Tapera
25. UBS Santa Maria
26. UBS Baleeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *