Campos: 1ª edição do Morar com Saúde de 2024 será no Novo Jóquei, no próximo dia 4

Com foco na promoção e prevenção à saúde da população, a Prefeitura de Campos realiza, no sábado, dia 4 de maio, a 1ª edição do Morar com Saúde de 2024. Desta vez, o programa, criado em 2022 pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), será realizado no Condomínio Recanto das Árvores e das Flores do Novo Jóquei, das 8h30 às 12h30. Além dos diversos atendimentos na área social e de saúde, a ação terá novidades como o projeto “Adote uma Árvore”, inserção de novos programas e a parceria com a Campos Ótica.
Para a realização do Morar com Saúde, a estrutura será montada na Escola Sebastião Ribeiro de Deus. Ao todo, foram visitadas 980 casas do condomínio.
A coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, explicou que durante as visitas técnicas que são realizadas no Morar Feliz para levantamento das demandas e definição dos serviços que serão levados à população local, percebeu a falta de arborização, o que torna o bairro muito quente. Por esse motivo, foi criado, junto com a Secretaria de Meio, o “Adote uma Árvore”.
“O ‘Adote uma Árvore’ é uma das novidades desta edição, porque o bairro é muito quente. Então, vamos colocar um estande, onde cada morador que quiser poderá assinar um termo de compromisso para cuidar da árvore plantada na frente da casa dele. As espécies disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente serão plantadas dentro dos critérios técnicos para preservar a infraestrutura do bairro, como, por exemplo, que raízes não venham à superfície e causem rachaduras”, explicou.
No local, pela Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidos serviços dos Programas Tabagismo, DST/AIDS e do Hiperdia, por meio do Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, além de consultas com clínico geral, pediatra, oftalmologista e dentista, além de assistência farmacêutica, cadastramento do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), coleta de sangue, orientação sobre planejamento familiar, dentre outros.
Também haverá aplicação de vacinas do calendário de rotina para todas as pessoas acima de 2 meses de vida e também da Campanha Nacional de Vacinação com a Gripe para os grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estará atualizando dados cadastrais das famílias, além de novos cadastros para a inclusão em programas como Bolsa Família e Mãe Coruja. No local também serão oferecidos cortes de cabelo.
O Morar com Saúde é a integração de serviços que já foram levados a outros 12 Conjuntos Habitacionais do Morar Feliz. Além das secretarias já mencionadas, participarão o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Já as Secretarias de Obras e Infraestrutura; Limpeza Pública, Parques e Jardins e a concessionária Águas do Paraíba realizam os trabalhos uma semana antes da ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *