Campanha tem meta para recolhimento de 200 bolsas de sangue para o Hemorio

Intitulada “Juntos pela Vida”, iniciativa acontece em duas datas na Barra e no Catete

 

Com a meta de recolhimento de 200 bolsas de sangue, o Centro Universitário IBMR e o Hemorio se unem para realizar a campanha “Juntos pela Vida” no RJ. A ação acontece em duas datas em unidades diferentes do IBMR: dia 7 de maio, na unidade Barra (Av. das Américas, 2603); e dia 10 de maio, na unidade Catete (Rua Correia Dutra, 126), sempre das 10h às 15h – naquele intervalo do seu almoço, venha e doe!
Para ser doador, não é necessário fazer inscrições ou agendamento. No dia escolhido para sua doação, lembre-se de levar um documento oficial de identificação com foto. As pessoas que podem chegar e doar sangue precisam estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Os jovens com 16 e 17 anos, o seja, menores de idade, podem doar, mas com autorização dos pais ou responsáveis legais por escrito e um documento de identidade original desse responsável, além de pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum e, evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. “Aí, é só chegar”, avisa a biomédica, professora do curso de Biomedicina do IBMR e organizadora da campanha Rafaella Cardoso, juntamente com os professores do IBMR César Carriço e Patrícia Souza. O IBMR integra o Ecossistema Ânima de ensino.
A professora salienta ainda que o doador não precisa ir em jejum para realizar a doação de sangue. “Apenas devemos evitar alimentos ricos em lipídeos (gordurosos) nas horas que antecedem a doação. Além disso, faça uso de bastante líquido, que também é um excelente aliado”, sugere a professora. De acordo com informações do Hemorio, o organismo repõe o volume de sangue doado no mesmo dia. Por isso, é tão importante beber bastante líquido (suco, água) antes e depois da doação.
Medicamentos de uso contínuo não devem ser pausados para a doação. Entretanto, o uso de alguns remédios e a presença de alguma patologia para qual se deve fazer o uso dos mesmos, pode restringir a doação momentaneamente ou de forma permanente. Nestes casos, os profissionais de saúde que estiverem trabalhando na campanha vão fazer uma avaliação do candidato a doador durante a triagem.
A meta são 200 bolsas de sangue. “Mas estamos objetivando mais que isto. Precisamos de ajuda para superar esta expectativa! Podem convidar amigos, parentes, colegas… Como a gente tem repetido: é só chegar”, anima-se a professora Rafaella, que há alguns anos é doadora constante de sangue, além de já estar inscrita nas plataformas de doação de medula óssea (Redome) e de órgãos (Aedo). “Não é porque sou da área da saúde. É por empatia, por humanidade. O que eu puder fazer para tornar o mundo melhor, eu vou fazer”, ensina.
Parcerias para coleta

“O Hemorio está de portas abertas todos os dias da semana para receber os doadores. É a solidariedade que nos move e campanhas realizadas por empresas e instituições costuma mobilizar um grupo maior e que nos ajuda muito a manter os estoques”, diz o diretor do Hemorio, Luiz Amorim. Ele informa ainda que empresas que tiverem interesse em realizar coletas externas, como nesta parceria público-privada, por exemplo, podem entrar em contato com o Hemorio através do e-mail: [email protected]
Atualmente, o Hemorio distribui sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro. Cada pessoa pode doar uma bolsa de aproximadamente 450 ml. Lembrando que cada ser humano tem cerca cinco litros de sangue. Uma única bolsa doada pode ajudar a salvar até 4 vidas.
Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue

– Febre acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária 7 dias
– Tatuagem ou piercing: 1 ano sem doar (Piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 1 ano sem doar após a retirada)
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano

Fonte: Hemorio
Serviço – Venha doar sangue na campanha Juntos pela Vida!

Dia 7 de maio: as doações no posto do Hemorio instalado na Unidade Barra do IBMR (Av. das Américas, 2603), Sala 2B (Bloco B).

Dia 10 de maio: as doações no posto do Hemorio instalado na Unidade Catete do IBMR (Rua Correia Dutra, 126), Ginásio da Fisioterapia, térreo da Clínica Escola.

Horário: 10h às 15h. (Entretanto, o atendimento pode ser encerrado antes das 15h caso o número de bolsas mínimo seja atingido).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *