Câmara Juvenil elege membros da Mesa Diretora
Os parlamentares eleitos serão responsáveis por coordenar os trabalhos legislativos ao longo do ano
A Câmara Juvenil, iniciativa do parlamento carioca e da Secretaria Municipal de Educação, recebeu nesta sexta-feira (23/05) os 51 parlamentares, alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, para a votação que decidiu os novos membros da Mesa Diretora. Composta por Pietra Paes, presidente; Enzo Gabriel, 1º vice-presidente; Giovanna Brito, 2ª vice-presidente; Daniel Teixeira, 1º secretário; Isabella da Silva, 1ª secretária; Luiza Vitória, 1ª suplente; e Ingrid Teixeira, 2ª suplente, a chapa Elo Juvenil foi a vencedora, com 16 votos.
Aluna da Escola Municipal Prefeito Juarez Antunes, a nova presidente da Câmara Juvenil, Pietra Paes afirmou que buscará aprovar projetos que possam reforçar uma relação positiva entre os estudantes e as escolas. “Meu maior interesse são projetos que tragam melhoria e qualidade para a Educação. Precisamos fortalecer a rede de apoio dos alunos a fim de evitar evasões, até porque, se não fosse a escola, não teríamos a oportunidade de estar aqui hoje”, afirmou a jovem, que está em sua segunda passagem pela Câmara Juvenil.
Segundo a professora e coordenadora da Escola do Legislativo Carioca, Martha Silva, os vereadores mirins estão se aprimorando cada vez mais com o passar das legislaturas. “Estão cada vez mais articulados. Já trouxeram propostas de lei sobre bullying, meio ambiente, luta antirracista. Ou seja, eles estão antenados, tentando trazer aquilo que nós realmente precisamos enquanto cidadãos”.
Pedro Zanerati, aluno da Escola Municipal Belmiro Medeiros e o mais velho entre os vereadores juvenis, com 17 anos, presidiu a sessão e destacou a importância do projeto. “É uma experiência surpreendente; estamos aprendendo muitas coisas novas. Eu espero que consigamos melhorar de fato não só nossas instituições de ensino, mas também a cidade. Gostaria que a nossa legislatura inspirasse outros jovens a participar cada vez mais da Câmara Juvenil”.
Professor da Escola do Legislativo Carioca, Alexandre Araújo ressaltou a empolgação dos parlamentares deste ano. “Eles estão muito animados com a experiência legislativa. Nas aulas, já começamos a debater projetos de lei e os temas mais mencionados são sobre bullying, segurança pública e problemas estruturais de logradouros públicos ou dentro das próprias escolas”, contou.
Além da eleição da Mesa Diretora, quatro novos vereadores mirins foram empossados: Giselly Novaes Rodrigues, Caio Eduardo Melo, Luiza Vitória da Silva dos Anjos e Mariana Oliveira da Conceição.
Próximos passos
Agora os vereadores mirins deverão formar as comissões temáticas para começar a apresentação e votação dos projetos de lei. Até dezembro, os jovens terão aulas sobre o processo legislativo e as atribuições de um parlamentar. No fim do ano, as propostas aprovadas pelos estudantes serão apresentadas aos vereadores, e poderão se tornar projetos de lei do parlamento carioca.