Câmara do Rio aprova lei para incentivar microcervejarias
A Câmara do Rio aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que cria o Programa Municipal de Incentivo às Microcervejarias e o selo Excelência na Produção de Cervejas Artesanais.
O consumo das cervejas artesanais explodiu nos últimos anos, e o Rio quer se consolidar como um polo atrativo para o setor. Vale lembrar que a Prefeitura do Rio está em negociações para assumir a Estação da Leopoldina e criar a Cidade da Cerveja no espaço, que está abandonado há anos.
O PL considera microcervejaria o estabelecimento que produz em pequena escala, com capacidade produtiva não superior a duzentos mil litros mensais. A lei pretende expandir a produção de forma limpa e sustentável, além de incentivar a capacitação profissional e tecnológica do setor.
“Considerando que a relativa simplicidade dos equipamentos e dos procedimentos compreendidos na produção e venda artesanal de cerveja possibilita a caracterização da atividade como de baixo nível de interferência ambiental e de impacto local, o funcionamento da atividade em outras zonas que não somente industrial viabiliza o fomento e o desenvolvimento da atividade”, explica Wellington Dias (PDT), autor do projeto.