Cade já tem maioria de votos para aprovar aquisição da Garoto pela Nestlé

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está fechando um acordo com a Nestlé para aprovar a aquisição da Garoto pela multinacional suíça nesta quarta-feira. Com isso, será encerrado um dos processos mais antigos do órgão, aberto há 21 anos.

A Nestlé comprou a Garoto, com sede no Espírito Santo, em 2002. A fusão foi vetada pelo Cade dois anos depois. Naquela época, as aquisições ocorriam e só depois o órgão regulador avaliava o mérito. Contudo, em 2005, a decisão do Cade foi suspensa e desde então o caso está sendo acompanhado pelo órgão de defesa da livre concorrência.

O acordo que está sendo fechado hoje ainda será homologado judicialmente. Em 2001, antes da fusão, a Nestlé tinha 33,9% de participação de mercado no país, enquanto a Garoto concentrava 24,4% de participação.

A multinacional alega que o mercado de chocolates se transformou “enormemente ao longo das últimas duas décadas”, com grande nível de competitividade. Com isso, não havia riscos concorrenciais à manutenção da compra da Garoto pela Nestlé, segundo a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *