Cabo Frio participa de eleição do Consórcio Intermunicipal de Saúde para o biênio 2025/2026
A secretária de Saúde de Cabo Frio, Beatriz Trindade, participou nesta terça-feira (18) da primeira Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISBALI). Nove municípios participaram do evento, que também realizou a eleição para a presidência do Conselho para o biênio 2025/2026. A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, foi eleita por unanimidade para a presidência do CISBALI. Fábio do Pastel, prefeito de São Pedro da Aldeia, assumiu a vice-presidência, enquanto Natália Alves permanecerá à frente da Secretaria Executiva, auxiliando a gestão.
A nova presidente do Consórcio, Lucimar Vidal, manifestou satisfação em assumir o cargo, comprometendo-se a dar continuidade ao projeto de apoio do município de Saquarema para a estruturação do órgão. A secretária executiva do CISBALI, Natália Alves, destacou a importância do processo:
“A implantação do consórcio de saúde, em parceria com o colegiado de secretários municipais de saúde, vem sendo um modelo exitoso, tendo sido um dos trabalhos escolhidos para apresentação no Seminário Nacional de Consórcios Públicos e Regionalização, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Fiocruz-RJ”, comentou.
Para a secretária de Saúde de Cabo Frio, o Consórcio Intermunicipal de Saúde trará grandes benefícios para os nove municípios da Baixada Litorânea:
“A nossa união e os esforços conjuntos vão proporcionar uma rede coletiva de serviços destinados à população. Isso fortalece o nosso SUS e, sem dúvida, são passos importantes que deixarão muitos frutos no futuro”, finalizou.
Além de Cabo Frio, participaram do evento os secretários municipais de Saúde de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, além do assessor técnico de Araruama e da subsecretária de Saúde de Saquarema.
Na Assembleia Geral, além do rateio para o CISBALI, foi aprovado um rateio para a gestão da Central Regional de Regulação de Urgências – SAMU 192, que é uma prioridade do Consórcio, e a compra de um gerador para o Hemolagos.