Barra do Piraí se torna polo da Escola Itinerante do Tribunal de Contas do Estado

Barra do Piraí, por meio da Controladoria Geral do Município, tornou-se o polo para a região Sul Fluminense para os cursos da Escola de Contas e gestão do Tribunal de Contas do Estado (ECG/TCE-RJ). Os cursos ocorrerão de abril a agosto de 2024, no auditório da FAA (Fundação André Arcoverde), no Edifício Vitória Régia, na rua Moreira dos Santos nº 18 – Centro.

Ao todo, serão ofertados quatro cursos gratuitos voltados para servidores comissionados e estatutários, cujo objetivo é capacitar os funcionários que atuam na administração pública para tornar os processos administrativos mais ágeis e eficientes, melhorando a gestão municipal.

As inscrições serão feitas no site do Tribunal de Contas do Estado, no endereço www.ecg.tce.rj.gov.br. Importante alertar que a aprovação da participação nos cursos cabe a Escola de Contas do TCE-RJ e abrangerá alunos de outros municípios.

Os cursos oferecidos serão:

-Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência – Planejamento e instrução processual na fase preparação da contratação de bens e serviços

 *08/04 a 10/04

 *18 horas de carga horária

 * 9 às 17 horas

-Sistema de Controle Interno

*03/06 a 07/06

*30 horas de carga horária

 9 às 17 horas

-Gestão e Fiscalização de contratos sob o enfoque da Lei Federal nº 14.133/2021

*11/06 a 13/06

*18 horas de carga horária

 9 às 17 horas

-Gestão da Tributação Municipal

*26/08 a 30/08

*30 horas de carga horária

*9 às 17 horas

O controlador geral do município, Wendel Caruzo, evidenciou a importância desse reconhecimento para Barra do Piraí.

“De fato é muito gratificante receber essa notícia de que a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado escolheu o município de Barra do Piraí para ser o polo regional desses novos cursos. Isso demonstra que o trabalho que o prefeito Mario Esteves autorizou a Controladoria a fazer ao longo dos últimos anos, sendo a nossa prefeitura uma das primeiras a capacitar os servidores na nova lei de licitações, com treinamentos desde 2022. Assim, fica claro que o município está no caminho certo, trabalhando com responsabilidade e seriedade. Esse é um reconhecimento do órgão de fiscalização superior, que é o Tribunal de Contas, ao serviço da Controladoria de Barra do Piraí, e, por isso, estamos muito orgulhosos”, afirmou Wendel.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, exaltou o trabalho desenvolvido pela Controladoria e ressaltou a importância da chegada desse polo. “A Controladoria do município está realizando um excelente trabalho. A tarefa de organizar e administrar diversos detalhes fundamentais para o funcionamento da máquina pública é algo imprescindível. Esses novos cursos chegam para fortalecer ainda mais a administração pública do município. Não tenho dúvidas de que eles serão de grande valia para os servidores”, apontou o chefe do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *