Barra de Macaé recebe mutirão de atualização do CadÚnico

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade estiveram no local onde está funcionando o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Barra de Macaé, nesta segunda-feira (01), para realizar um mutirão de atualização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Com esse cadastro, é possível ter acesso aos benefícios sociais fornecidos pelos governos municipal, estadual e federal, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, disse que o objetivo de levar o serviço aos bairros através dos mutirões é reduzir a demanda de bloqueios de cadastros. “Os dados pessoais das famílias beneficiadas estão sendo recadastrados. As equipes estão atuando para auxiliar desbloqueios, novos cadastros e inclusão, levando o serviço mais próximo da população”, explicou.

Segundo a coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família, Camila Delfino, há um número limitado de atendimento por dia. “Disponibilizamos 150 senhas nesta segunda-feira. Haverá o mesmo número amanhã (terça-feira, dia 02). A entrega das senhas começa às 8 horas”, explicou. O atendimento, em si, será das 9h às 17h, mesmo horário aplicado no primeiro dia.

Para atualizar os dados é necessário apresentar Registro de Identidade, CPF e comprovante de residência, no caso de maiores de idade. “Já os menores de 18 anos precisam trazer Certidão de Nascimento ou Registro de Identidade e, também, certidão escolar”, detalhou a Coordenadora do CRAS Barra, Karoline Moreira.

O CRAS da Barra está em novo local, por causa de obras na antiga sede. O endereço atual é Rua Calixto Fernando das Neves, 573.

Esta é a quinta edição da iniciativa, que já atendeu 946 pessoas esse ano. Com a expectativa de 300 atendimentos na Barra, o total chegará a 1246 pessoas em todas as edições já realizadas este ano. O trabalho, iniciado em fevereiro, já passou pelos bairros Lagomar, Bosque Azul, Visconde de Araújo e Aroeira. “Em breve serão divulgadas as novas agendas dos próximos mutirões”, finalizou Sabrina Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *