Avanços na Saúde: Prefeitura Inaugura Sala Vermelha e Ala Pediátrica no Hospital Municipal de Japeri

A saúde em Japeri deu mais um importante passo importante neste sábado, dia 8, com a inauguração da Sala Vermelha  que dispõe de cinco leitos, respiradores e tecnologia de ponta que permitem o monitoramento dos pacientes em situação mais delicada. De janeiro a maio 192 pacientes graves foram atendidos no hospital , no bairro Santa Inês. Além disso, foi entregue o setor exclusivo para o cuidado com as crianças. Estas são  realizações da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo a direção do hospital, a nova sala vermelha representa um avanço no atendimentos aos pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos, como aqueles que aguardam a definição de um diagnóstico ou a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesse setor, os pacientes recebem atendimento de uma equipe de profissionais especializados.

Já a nova ala pediátrica é um setor dedicado ao atendimento médico individualizado, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais humanizado para os pacientes infantis. A unidade oferece um ambiente hospitalar higienizado e acolhedor e lúdico,  garantindo o bem-estar dos pacientes e seus familiares.

O hospital que já oferece serviços de ortopedia, pediatria, clínica médica, engessamento, medicação e laboratório, também conta  há um mês com o funcionamento de sua  usina de oxigênio.

A cerimônia contou com a presença da prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, e do secretário municipal de saúde, Dr. Roberto Pontes. Ambos ressaltaram os esforços contínuos para renovar e transformar os espaços públicos de saúde, melhorando tanto a qualidade dos serviços prestados à população quanto às condições de trabalho para os profissionais de saúde. A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros comentou sobre as melhorias.

“Hoje, o hospital que antes da nossa gestão não tinha fluxo e era motivo de medo para a população, agora inspira confiança. Pois, todos nós que somos cidadãos japerienses podemos precisar um dia vir para cá, pois aqui se faz o primeiro atendimento em caso de acidente dentro do município. Fico feliz de poder ver esse equipamento público tão bem equipado e cuidado. Hoje o sentimento de dever cumprido. Continuaremos trabalhando para realizar ainda mais”, disse a chefe do executivo.

Carlos Januário, vice-prefeito, destacou a importância dos avanços.

“É um processo de evolução muito grande. Todas essas inaugurações e equipamentos contribuem para o bem-estar dos munícipes. E será assim não só hoje, mas também nas novas unidades que estão sendo construídas”, afirmou Januário.

Para o Dr. Roberto Pontes, Secretário de Saúde, a sala vermelha e a pediatria trazem mais conforto e melhor assistência, com equipamentos modernos e mais leitos.

“A prefeita não investe apenas em obras, mas em todas as áreas, especialmente na saúde, com um tratamento todo especial. O hospital contar com a sala vermelha equipada com cinco leitos, respiradores, a ala pediátrica com toda a tecnologia de ponta é um avanço muito grande. É evidente que as coisas estão funcionando muito melhor”, disse pontes.

O diretor do hospital e médico intensivista, Alex Bousquet, emocionado, afirmou que o objetivo é acolher com mais humanidade. “É um dia muito feliz para mim. Transformamos a sala vermelha numa sala de referencia na Baixada, com equipamentos de última geração e com sistemas modernos e eficientes. Estou muito orgulhoso e agradeço à prefeita pela atenção à saúde”, concluiu Alex.

Hospital Municipal: saúde em primeiro lugar

Claudio Caetano da Costa, coordenador administrativo com 25 anos de trabalho no hospital, comentou sobre as mudanças.

“Aqui já foi dividido por parede de compensado. Hoje temos um hospital  com raio-x móvel, evitando o deslocamento dos pacientes. O hospital vem passando por um processo de modernização, onde está sendo implantado  o formulário  eletrônico, assim, desde o primeiro atendimento até a retirada da receita médica será feito de forma informatizada”, informou o coordenador.

Para a assistente social da unidade hospitalar, Silvana Alfenas, é muito importante essas inaugurações para que tanto os pacientes como os familiares possam se sentir acolhidos da forma devida, recebendo o tratamento e serviço necessário. Além disso, salienta a importância de sua função para a atividade do hospital.

“Nós, como serviço social, identificamos durante o atendimento quais são as demandas que o paciente necessita. Muitas vezes, eles chegam até nós, a princípio, com uma necessidade clínica, mas, durante a abordagem, identificamos que existem outras coisas de que precisam também. A partir disso, acionamos a rede, seja na parte de assistência, da epidemiologia ou no setor em que houver necessidade. O hospital está aqui de portas abertas, esperando a população, para que possa receber o cuidado devido.”

João Ricardo, coordenador do hospital, ressaltou a modernização do sistema de oxigênio como um ganho singular: “Acabou aquela vigilância sobre os cilindros de oxigênio. Agora a unidade produz seu próprio oxigênio, proporcionando melhor suporte de vida para os pacientes”.

Com os novos serviços, o hospital não só aumenta sua capacidade de atendimento, mas também investe na humanização, no acolhimento, na qualidade assistencial e na modernização de equipamentos e insumos destinados aos pacientes. A sala vermelha registrou, de janeiro a maio, 192 atendimentos a pacientes graves, demonstrando a importância dessa nova infraestrutura. A nova ala pediátrica, com quatro leitos e um berço, mantém um ambiente lúdico para as crianças, garantindo um atendimento de qualidade.

Presença de autoridades

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversos representantes municipais, incluindo o secretário de Governo, Wallace Paes; o subsecretário de Educação, Alex Santos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Luciano Oliveira; o secretário de Comunicação, Rogério Santana; o secretário de Cultura, Jorge Braga Jr.; a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Thallyta Protazio; o subsecretário da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Edeilson Pereira; e o vereador Renan Schiavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *