14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Avanço no atendimento em saúde de Cabo Frio é destaque na apresentação do 3º relatório quadrimestral

Prestação de contas aconteceu nesta segunda-feira (27) no plenário da Câmara Municipal

A rede municipal de Saúde de Cabo Frio registrou um aumento da produção dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RQDA) de 2022. Houve um crescimento da produtividade em 98%, o equivalente a 114 mil atendimentos a mais, comparado ao mesmo período de 2021. Já nos serviços de média e alta complexidade aumentaram 5%, o equivalente a mais de 36 mil atendimentos.

Os dados são os destaques da prestação de contas feita durante uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. O relatório é um instrumento normativo instituído a partir da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), e visa ao acompanhamento e ao monitoramento das ações previstas no Plano Municipal de Saúde.

Foram abordados ainda os dados demográficos e morbimortalidade; de execução orçamentária e financeira; e ações estratégicas de fortalecimento da saúde pública cabo-friense.

O secretário de Saúde, Janio Mendes, abriu a prestação de contas, agradecendo a oportunidade e a presença dos vereadores, dos membros do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil. Em seguida, a apresentação foi conduzida pelo superintendente de Gestão, Asaphe Stenio.

A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Maria Helena Centeio; a secretária adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casemiro; e o secretário Adjunto de Tamoios, Marco Aurélio Guimarães, também participaram da audiência pública. Estiveram presentes ainda os coordenadores de Saúde Bucal, Alexandre Guerra; de Saúde Mental, Renata Figueiredo; de Fisioterapia, Jay Brasileiro; do Fundo Municipal de Saúde, João Francisco da Silveira; e a diretora do Hospital da Mulher, Rosalice Almeida.

Após a apresentação, a sessão foi aberta para questionamentos dos vereadores.

Encerrando a audiência, o secretário de Saúde enfatizou sobre o engajamento de cada profissional e da atuação do Poder Legislativo, que contribuiu para o resultado positivo do quadrimestre.

“Temos absoluta convicção que estamos caminhando a passos sólidos e eficazes, resgatando o compromisso com a saúde pública da nossa cidade. Esses dados nos dão uma dimensão do alcance da política pública que estamos desenvolvendo e do engajamento de todos os profissionais para entregar o resultado a cada paciente. Com a contribuição valorosa de cada vereador, a gente irá conseguir avançar muito mais”, disse Janio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *