Após bater recordes, foco do Brasil é alcançar 200 medalhas no Pan
Antes de começar os Jogos Pan-Americanos, o Brasil sonhava em bater três metas ousadas com relação às medalhas em Santiago: maior número de ouros (54, conquistados em 2019), maior número de pódios (169, conquistados em 2019) e a segunda posição no quadro de medalhas, feito alcançado só duas vezes na história: em 1963 e 2019.
Faltando dois dias para o fim dos Jogos Pan-Americanos, todos esses números foram alcançados. Já são 56 medalhas de ouro e um total de 165 pódios. Mas, é importante frisar que o país já garantiu outras sete medalhas por chegar em decisões que ainda não foram realizadas, portanto o número de 169 já foi batido também. Por fim, o Brasil está em segundo lugar no quadro com folga: o México está com 42 medalhas de ouro e o Canadá 40.
Assim, o grande objetivo do Brasil passa a ser e perseguição ao simbólico número de 200 medalhas em uma mesma edição. A projeção que o blog fez antes do início do Pan apontou que o país iria conquistar 199 medalhas. Neste momento, faltando dois dias para o fim do Pan, o Brasil está duas medalhas acima do projetado, ou seja, se todos os favoritos confirmarem o status, o país termina a competição com 201 pódios.