21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Anúncio da Caixa sobre cobrança de Pix para empresas causa mal-estar no Planalto

O comunicado da Caixa sobre a cobrança de transações e pagamentos via Pix às pessoas jurídicas repercutiu negativamente no Palácio do Planalto. O mal-estar com a medida ocorreu após turbulência nas redes sociais com o anúncio.

Fontes do Planalto não descartam que o governo atue para derrubar a decisão do banco.

Na noite desta segunda-feira o banco comunicou que a partir de 19 de julho haverá exclusivamente cobrança de empresas privadas. Internamente, a Caixa reconhece preocupação com a repercussão negativa e ‘desinformação’ sobre a medida.

Uma eventual cobrança do uso do Pix às pessoas físicas – proibida pelo Banco Central – foi politizada durante o período eleitoral. Desde que assumiu, o governo Lula vem reforçando que não haverá esse tipo de cobrança.

A Caixa ressaltou, em nota, que a cobrança às empresas já “é realizada por outras instituições financeiras” e autorizada pelo Banco Central desde de novembro de 2020 – ou seja, desde o início do funcionamento do meio de transferência e pagamento instantâneo.

“A Caixa não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”, diz o banco em nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *